Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ferro lamenta perda de "grande democrata" empenhado no projeto europeu

O presidente da Assembleia da República portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues, lamentou hoje a morte do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, "um grande democrata e um homem profundamente empenhado no sucesso do projeto europeu".

Ferro lamenta perda de "grande democrata" empenhado no projeto europeu
Notícias ao Minuto

10:58 - 11/01/22 por Lusa

Política David Sassoli

"David Sassoli era um grande democrata e um homem profundamente empenhado no sucesso do projeto europeu, de que foi uma das figuras mais relevantes nas últimas décadas, a ele se devendo a valorização do papel do Parlamento Europeu no conjunto das instituições europeias a que assistimos nas negociações do orçamento plurianual da União Europeia", escreveu Ferro Rodrigues numa nota de pesar.

A bandeira da Assembleia da República será mantida hoje a meia haste, anunciou o presidente do parlamento português, "como homenagem ao grande cidadão, ao defensor da liberdade e da democracia".

"Fui testemunha da importância que sempre deu à necessidade de ser mantida uma estreita relação com os cidadãos, nomeadamente por via dos parlamentos nacionais, com quem manteve sempre grande proximidade - como, de resto, sucedeu durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, na sua dimensão parlamentar, envolvendo-se pessoalmente nas iniciativas da Assembleia da República", salientou Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República endereçou condolências à família e amigos de David Sassoli, assim como ao Parlamento Europeu, às autoridades e ao povo italiano.

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.

Leia Também: David Sassoli. Candidata a sucessora diz estar de "coração partido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório