Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

David Sassoli. Candidata a sucessora diz estar de "coração partido"

A candidata do PPE para suceder a David Sassoli como presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, disse hoje estar de "coração partido" com a morte daquele político, salientado que "a Europa perdeu um líder".

David Sassoli. Candidata a sucessora diz estar de "coração partido"
Notícias ao Minuto

10:40 - 11/01/22 por Lusa

Mundo David Sassoli

"Estou com o coração partido. A Europa perdeu um líder, eu perdi um amigo, a democracia perdeu um campeão", escreveu a eurodeputada democrata-cristã maltesa, reagindo à morte do presidente do PE através da sua conta na rede social Twitter.

A também a vice-presidente da instituição e favorita para assumir o cargo na segunda metade da legislatura, já este mês, acrescentou que Sassoli "dedicou a sua vida a tornar o mundo um lugar melhor e mais justo".

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

David Sassoli, que pertencia ao grupo político dos Socialistas e Democratas, contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

Quando o dirigente socialista italiano assumiu o cargo no verão de 2019, as grandes bancadas da assembleia acordaram que a presidência do Parlamento passasse para o PPE na segunda metade da legislatura.

O eurodeputado português Pedro Silva Pereira, do PS, deverá dirigir na próxima semana, enquanto segundo vice-presidente do Parlamento Europeu, o processo de eleição do novo presidente da assembleia, que sucederá a David Sassoli.

Leia Também: "Um grande europeísta": Presidente recorda com saudade David Sassoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório