Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Um grande europeísta": Presidente recorda com saudade David Sassoli

Presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália.

"Um grande europeísta": Presidente recorda com saudade David Sassoli
Notícias ao Minuto

10:34 - 11/01/22 por Notícias ao Minuto

Política Óbito

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou esta terça-feira "com profundo pesar", a morte do Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli, "endereçando à Família e ao Parlamento Europeu as sentidas condolências".

"David Sassoli era um grande europeísta e deu um importante contributo como Presidente do Parlamento Europeu para a defesa dos valores da União Europeia, nomeadamente da democracia e da solidariedade, revelando sempre o seu carácter humanista ao longo do mandato que exerceu com elevação. Foi um jornalista de grande prestígio em Itália, reconhecido pela sua competência e afabilidade", recorda Marcelo numa nota publicada no site da Presidência.

Na mesma nota, Marcelo diz recordar "já com saudade os diversos encontros que tiveram, ainda recentemente em dezembro passado em Estrasburgo, as excelentes relações institucionais e o trato sempre afável de David Sassoli".

David Sassoli morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário, disse hoje o seu porta-voz, Roberto Cuillo.

Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Leia Também: Sassoli. Costa lamenta com "profunda tristeza" perda de um amigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório