Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sassoli. Costa lamenta com "profunda tristeza" perda de um amigo

O primeiro-ministro português, António Costa, recebeu hoje com "profunda tristeza" a notícia da morte do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, "um amigo", com quem trabalhou de perto nos últimos dois anos.

Sassoli. Costa lamenta com "profunda tristeza" perda de um amigo
Notícias ao Minuto

09:37 - 11/01/22 por Lusa

Política António Costa

com profunda tristeza que lamento a morte de David Sassoli. Um amigo com quem tive o privilégio de trabalhar muito proximamente nos últimos dois anos", escreveu António Costa na rede social Twitter.

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

Perante os jornalistas, no final de um encontro com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), António Costa considerou que se trata de "um dia triste para a Europa", dizendo que David Sassoli foi "um grande europeu" com que teve a oportunidade de trabalhar "muito intensamente", particularmente no período da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

"Nessa altura, com o Parlamento Europeu, tivemos uma profunda interação, desde logo na aprovação de toda a legislação que permite que os planos de Recuperação e Resiliência (PRR) estejam em vigor, ou na aprovação em tempo recorde do certificado digital" da vacina contra a covid-19, assinalou.

De acordo com o secretário-geral do PS, David Sassoli foi "um notável europeu, que se empenhou muito na construção da União Europeia e na resposta a esta crise pandémica" da covid-19.

"Deu um contributo decisivo para o sucesso da presidência portuguesa. Foi com muita pena que o vi partir. Tinha estado doente já há uns meses com covid-19 e, depois disso, tivemos a oportunidade de estar juntos. Sentia-se recuperados, esteve presente no último Conselho Europeu a representar o Parlamento Europeu. Penso que é uma enorme perda para a Europa", acrescentou António Costa.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.

Leia Também: Sassoli. "Um defensor da democracia" que parte cedo demais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório