Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Poetisa Sara Costa é a candidata do BE à Câmara de São João da Madeira

A poetisa e ativista Sara Costa é a candidata do BE à Câmara Municipal de São João da Madeira, revelou hoje a coordenação distrital de Aveiro do partido, que lhe aponta como prioridades a habitação e sustentabilidade ambiental.

Poetisa Sara Costa é a candidata do BE à Câmara de São João da Madeira
Notícias ao Minuto

10:47 - 22/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

Segundo o BE, a cabeça-de-lista nasceu em 1987, é natural do concelho contíguo de Oliveira de Azeméis e realizou a maior parte dos seus estudos em São João da Madeira, sendo "conhecida desse município e do país pela sua poesia, premiada em três edições com o Prémio Literário João da Silva Correia".

Quanto às prioridades do seu programa para as eleições autárquicas de 2021, a candidata, citada pelo BE, propõe-se "fixar mais jovens" no concelho porque esses "estão mais vulneráveis à precariedade laboral no atual cenário político e são uma energia potenciadora de muito crescimento" se puderem "construir sua família junto à família que já têm".

Em termos de ambiente e bem-estar animal, o objetivo de Sara Costa é que, "em vez de meras ações simbólicas como criar albergues que não servem para gatos porque estes são territoriais", se possa ajudar cada família a "cuidar dos seus animais e responder às suas dificuldades".

Outras intenções da sua campanha eleitoral são: "fazer com o que os apoios sociais cheguem a quem mais deles precisa; construir verdadeiras ciclovias, trazendo o sistema de bicicletas partilhadas para São João da Madeira; trazer mais cultura e promover os valores culturais e artísticos do concelho; e criar verdadeiros espaços verdes", incorporando-lhes horas urbanas.

Ainda nesse contexto, a candidata quer áreas verdes e reservas agrícolas que constituam "verdadeiros parques verdes, que melhorem o ambiente e sejam virados para o usufruto da comunidade, ao contrário de jardins que servem apenas de adorno a negócios imobiliários que a Câmara quer promover".

Mestre em Estudos Interculturais pela Universidade do Minho, Sara Costa foi professora do ensino superior na Universidade do Minho e no Instituto Politécnico de Leiria.

Sem referir exemplos, o BE diz que a sua candidata "fez parte de várias organizações não-governamentais onde desenvolveu projetos de ativismo pelos direitos dos jovens em diversos países europeus", no âmbito do programa fundado pela União Europeia "Juventude em Ação".

Atualmente é cronista no jornal "Hoje Macau".

As eleições autárquicas de 2021 ainda não têm data marcada, mas deverão realizar-se em setembro ou outubro.

A Câmara Municipal de São João da Madeira é atualmente liderada pelo PS, que tem cinco vereadores no executivo face a dois eleitos pela coligação entre PSD/CDS-PP.

Além de Sara Costa pelo BE, à presidência da Câmara de São João da Madeira também já foram formalizadas as candidaturas de João Almeida, pela coligação PSD-CDS-PP, a de Jorge Cortez, pela CDU, e a de Jorge Vultos Sequeira, atual detentor do cargo e que se candidata a um segundo mandato pelo PS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório