Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Registe-se o silêncio ruidoso de quem por cá também normalizou Trump"

Catarina Martins recorreu às redes sociais para apontar o "inquietante silêncio" de quem se "dedicou a normalizar a extrema-direita portuguesa".

"Registe-se o silêncio ruidoso de quem por cá também normalizou Trump"
Notícias ao Minuto

18:24 - 07/01/21 por Notícias Ao Minuto

Política Catarina Martins

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, recorreu esta quinta-feira ao Twitter para comentar as incidências que se viveram ontem no Capitólio, em Washington DC, nos Estados Unidos, e como, na sua opinião, os políticos portugueses (não) reagiram.

"Depois da violência de Trump e seus apoiantes, registe-se o silêncio ruidoso de quem por cá também normalizou Trump. E o inquietante silêncio de quem se dedicou nos últimos tempos a normalizar a extrema-direita portuguesa", considerou.

Recorde-se que durante a tarde de ontem, quarta-feira, já noite em Portugal, apoiantes do presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington DC, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembroPelo menos quatro pessoas morreram.

A sessão de ratificação dos votos das eleições presidenciais dos EUA foi interrompida, mas quatro horas depois as autoridades declararam que o edifício do Capitólio estava em segurança. Já hoje o Congresso dos Estados Unidos ratificou a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro, naquela que é a última etapa antes de ser empossado em 20 de janeiro.

De lembrar ainda que António Costa reagiu esta quarta-feira, através de uma publicação no Twitter, à invasão do Capitólio por apoiantes de Donald Trump. "Acompanho com preocupação os desenvolvimentos em Washington. São imagens inquietantes", escreveu o primeiro-ministro.

O chefe do Executivo português defendeu que "o resultado das eleições deve ser respeitado, com uma transição pacífica e ordeira do poder", frisando confiar na "solidez das instituições democráticas dos EUA".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório