Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

É oficial. Congresso confirma vitória de Joe Biden

O congresso confirmou, esta quinta-feira, a vitória do presidente eleito Joe Biden, reporta a CNN.

É oficial. Congresso confirma vitória de Joe Biden
Notícias ao Minuto

08:40 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Eleições

O congresso confirmou, esta quinta-feira, a vitória do presidente eleito Joe Biden, reporta a CNN.

O vice-Presidente republicano, Mike Pence, validou o voto de 306 grandes eleitores a favor do democrata contra 232 para o Presidente cessante, Donald Trump.

A confirmação da vitória por parte do congresso é o último passo para que Biden possa assumir a Casa Branca a partir de 20 de janeiro.

Este passo, uma simples formalidade no processo eleitoral, tornou-se uma revolta, "quase uma sedição", nas palavras de Joe Biden, quando apoiantes de Trump invadiram o Capitólio, interrompendo os debates de várias objeções aos resultados nos estados do Arizona, Pensilvânia, Geórgia, Michigan e Nevada, apresentadas pelos legisladores republicanos e todas rejeitadas.

De acordo com a lei norte-americana, para desencadear um debate e uma votação no Congresso sobre a possibilidade de recusar o resultado num estado é preciso contar com pelo menos um representante e um senador que apoiem a ideia.

Recorde-se que a sessão, que teve início na quarta-feira, foi interrompida após apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entrarem em confronto com as autoridades e invadirem o Capitólio, em Washington.

Durante o cerco e a invasão do Capitólio, na quarta-feira, pelo menos quatro pessoas morreram, 14 polícias ficaram feridos, dois deles em estado grave, e foram efetuadas mais de meia centena de detenções, de acordo com a polícia local.

A presidente da Câmara de Washington, Muriel Bowser, prolongou o estado de emergência pública na capital por mais 15 dias, até depois da tomada de posse do Presidente eleito, Joe Biden, agendada para 20 de janeiro.

Quatro horas após o início dos incidentes, as autoridades declararam que o edifício do Capitólio estava em segurança. A sessão no Capitólio foi retomada pelas 20h00 (01h00 de hoje em Lisboa).

[Notícia atualizada às 10h14]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório