Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Verdes querem desconfinar direitos laborais e valores ambientais

O líder parlamentar de "Os Verdes" (PEV), José Luís Ferreira, pediu hoje o desconfinamento do país também nos direitos dos trabalhadores, valores ambientais e respeito pelo poder local, no debate parlamentar sobre o estado da nação.

Verdes querem desconfinar direitos laborais e valores ambientais
Notícias ao Minuto

13:20 - 24/07/20 por Lusa

Política Estado da Nação

"O que esperamos é que o país desconfine do ponto de vista da saúde, mas também do ponto de vista dos direitos de quem trabalha, da valorização salarial, dos valores ambientais e do respeito pelas decisões do poder local, quer agradem ao Governo, quer não agradem", disse.

O deputado ecologista descreveu depois o seu ponto de vista sobre Portugal.

"Quando os bancos dão prejuízo, o Estado continua a chamar os contribuintes a pagar, e quando dão lucro, os banqueiros dividem o bolo. O Novo Banco continua a ser um sorvedouro de recursos públicos. As multinacionais escolhem localizações para a construção de importantes infraestruturas como aeroportos", enumerou.

José Luís Ferreira lamentou também "áreas protegidas transformadas em depósitos de plástico, como sucede no Parque Natural do Sudoeste Alentejano", assim como a "exploração de recursos naturais, como o lítio, envolvidos em processo nebulosos e sem atender aos impactos ambientais e à qualidade de vida das populações".

"A produção intensiva de olival ou amendoal, continua a inundar a nossa paisagem, sobretudo a paisagem alentejana. A remoção do amianto nas escolas é, dizem os autarcas, um embuste. A aposta na ferrovia continua a ser uma promessa e limitada apenas à ligação Lisboa-Porto. Empresas de transporte em 'lay-off' e os transportes públicos com dificuldades em cumprir as regras de saúde", continuou.

O parlamentar do PEV referiu---se ainda à recente revisão do Regimento da Assembleia da República.

"E o Bloco Central (PS/PSD) ressuscitou para fazer o funeral aos debates quinzenais", condenou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório