Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

"Inadmissível". Bloco quer ouvir ministros sobre animais mortos em fogo

Partido recorda que em 2018 questionou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária sobre os dois abrigos em causa e que, na altura, esta entidade "rejeitou responsabilidades". No entender do Bloco de Esquerda, há responsabilidades criminais na morte dos animais mas também políticas.

"Inadmissível". Bloco quer ouvir ministros sobre animais mortos em fogo
Notícias ao Minuto

18:39 - 19/07/20 por Melissa Lopes

Política Incêndios

O Bloco de Esquerda vai chamar à Assembleia da República o ministro da Administração Interna e a ministra da Agricultura, assim como a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), na sequência da morte de 54 animais em dois abrigos em Santo Tirso na madrugada deste domingo.

O partido recorda que, já em 2018 havia questionado a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária sobre os dois abrigos  em causa, tendo o organismo, na altura, "rejeitado responsabilidades". 

"A DGAV sempre sacudiu a  água do capote, mas como entidade estatal para o bem-estar animal tem de ser responsabilizada e o médico veterinário de Santo Tirso, como representante desta entidade no terreno, também", defende Maria Manuel Rola.

A deputada do Bloco de Esquerda considera "inadmissível o laxismo e passa culpa de anos". "Aqui há responsabilidades criminais mas também políticas. Do poder local e central", acrescenta numa publicação feita no Facebook

A morte dos animais esta madrugada em Santo Tirso foi denunciada pelo PAN. O partido, que acompanhou a situação no local, já apresentou queixa no Ministério Público e informou que pedirá esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna sobre o sucedido. 

Entretanto, uma petição a pedir "justiça pela falta de prestação de auxílio aos animais do canil cantinho 4 patas em Santo Tirso", consumido pelas chamas durante a madrugada de hoje, reuniu já mais de 57 mil assinaturas.

Também a associação ANIMAL solicitou hoje ao Governo e ao Parlamento que sejam apuradas responsabilidades no caso das mortes de animais neste abrigo particular de Santo Tirso. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório