Célia Pessegueiro foi a primeira mulher eleita líder da JS/Madeira, funções que exerceu entre 2002 e 2008, e a primeira a liderar a lista socialista que derrotou o PSD que sempre governara o concelho da Ponta do Sol, ao qual preside desde as autárquicas de 2017.
Com vasta experiência política, foi também entre 2004 e 2007 deputada na Assembleia Legislativa da Madeira, vereadora municipal na Ponta do Sol e vogal do conselho consultivo da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (2018).
Nascida em 1980, licenciada pela Universidade da Madeira em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e organizadora de eventos culturais, a cabeça de lista socialista já indicou publicamente os seus principais objetivos para um novo ciclo autárquico, que aposta na "continuidade, estabilidade e no investimento sustentável".
Em declarações públicas, Célia Pessegueiro assegurou que os elementos da sua candidatura estão "hoje mais bem preparados do que nunca para continuar este caminho com estabilidade, com contas certas, com uma equipa competente e com uma visão clara quanto ao futuro do concelho".
A conclusão da rede de saneamento básico em todas as zonas ainda não servidas, acompanhada de apoio direto às famílias para as ligações, um plano de recuperação das redes de água na ordem dos 20% ao ano, a criação de uma Incubadora Social e Empresarial na freguesia do Canhas para apoiar jovens empreendedores e projetos inovadores com impacto local foram alguns dos objetivos que enunciou.
Também quer promover uma nova nave desportiva na freguesia da Madalena do Mar, a requalificação da frente mar desta localidade, a criação de um fundo municipal de emergência habitacional e de bolsas de estacionamento, além do reforço do programa de reabilitação de casas degradadas e apostar nas artes tradicionais locais.
Além da candidatura de Célia Pessegueiro, neste concelho está apenas anunciada a candidatura de Rui Marques (PSD), que já presidiu à Câmara Municipal da Ponta do Sol durante três mandatos, até ser substituído pela atual presidente, em 2017.
A vereação municipal é composta por três elementos do PS e dois do PSD.
Na Ponta do Sol residem, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2024, mais de 8.900 pessoas distribuídas por três freguesias (Ponta do Sol, Madalena do Mar e Canhas), numa área estimada em cerca de 28 quilómetros quadrados.
Nas últimas autárquicas, em 26 de setembro de 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu em três dos 11 concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Porto Santo.
O PSD, isolado, venceu em Câmara de Lobos e Calheta, enquanto o CDS-PP ganhou sozinho em Santana.
O PS conquistou a maioria no Porto Moniz, Machico e Ponta do Sol, enquanto o JPP manteve a presidência em Santa Cruz.
Na Ribeira Brava venceu o movimento Ribeira Brava Primeiro, com uma lista que recebeu o apoio de sociais-democratas e centristas.
Leia Também: Coligação PS, Livre, BE e PAN oficializou hoje candidatura a Lisboa