Esta é a forma correta de armazenar melancia para durar o dobro do tempo

A primeira coisa que precisa de saber é que a melancia é uma fruta não climatérica, o que significa que não continua a amadurecer depois de colhida da videira.

Melancia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/08/2025 11:24 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Fruta

A melancia é uma das frutas que mais lembra o verão. E não é de estranhar. É sumarenta e fresca, perfeita para hidratar e saciar nos dias de maior calor.

 

O problema pode vir quando chega a hora de a guardar. É uma fruta extremamente grande e volumosa, que ocupa muito espaço na bancada ou no frigorífico.

O site da apresentadora norte-americana Martha Stewart falou com uma especialista em alimentos sobre qual a melhor forma de armazenar a melancia depois de cortada.

A primeira coisa que precisa de saber é que a melancia é uma fruta não climatérica, o que significa que não continua a amadurecer depois de colhida da videira. As melancias são, idealmente, colhidas no auge da maturação, por isso é importante mantê-las frescas armazenando-as corretamente.

Melancia inteira

"Depois de cortar uma melancia, o tempo que ela vai durar muda", indica Isabella Maczko à referido publicação. A casca da melancia funciona como uma barreira protetora que impede que a fruta seja exposta ao oxigénio, que é o que acaba por fazer com que ela estrague, explica.

Resumindo, deixe a melancia inteira o máximo de tempo possível. Se não planeia consumi-la logo após a compra, espere até pouco antes de comer para cortá-la.

Melancia cortada

Depois de cortar a casca da melancia, tudo muda. Maczko diz que o interior da fruta se torna um alvo fácil para a deterioração devido ao alto teor de água da mesma. Portanto, quando se corta uma melancia, mesmo que seja apenas para dividi-la ao meio para facilitar o manuseio, o armazenamento é de extrema importância. 

Qualquer melancia cortada precisa ser coberta e refrigerada imediatamente para prolongar a sua frescura ao máximo. É fácil com pedaços menores; fatias e cubos podem ser armazenados em recipientes herméticos. Mas é mais difícil com pedaços maiores, como metade ou um quarto de melancia, onde há uma grande área exposta. A boa notícia é que só precisa de cobrir a área cortada, não a casca. O papel aderente é uma boa opção, pois adere bem à melancia. Embalagens de cera de abelha proporcionam uma vedação semelhante.

Quanto tempo dura depois a melancia?

Inteira: Uma melancia inteira, sem cortes, pode ficar confortavelmente na bancada à temperatura ambiente durante uma a duas semanas. Refrigerá-la — se tiver espaço na prateleira — pode prolongar a sua vida útil por mais duas semanas.

Cortada: A forma como a melancia é cortada altera ligeiramente o seu prazo de validade. Uma vez cortada, Maczko diz que a melancia dura entre três e sete dias no frigorífico. Pedaços maiores de melancia duram mais perto de sete dias, enquanto que cubos ou fatias podem começar a mostrar sinais de deterioração após três dias.

Se quiser que a melancia dure mais tempo, deixe a casca mesmo quando cortar a fruta, recomenda Maczko. "Deixar a casca ajuda a reduzir a exposição da fruta ao ar e atua como uma barreira protetora", explica a especialista. Isso pode significar deixar a melancia em metades ou quartos o máximo de tempo possível ou manter a casca intacta ao cortar a melancia em fatias para lanches.

Leia Também: Gosta de melancia? Conheça os benefícios desta fruta de verão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas