Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

JSD recolhe e partilha "boas práticas autárquicas" de combate à doença

A Juventude Social Democrata anunciou hoje que reuniu um conjunto de "boas práticas autárquicas" no combate à covid-19 e irá enviar o documento para divulgação à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Associação Nacional de Freguesias.

JSD recolhe e partilha "boas práticas autárquicas" de combate à doença
Notícias ao Minuto

15:12 - 13/04/20 por Lusa

Política Coronavírus

"Com esta recolha de boas práticas locais a JSD pretende demonstrar, realçar e valorizar o imprescindível contributo que as Juntas de Freguesia, as Câmaras Municipais e as Comunidades Intermunicipais têm dado a Portugal e aos portugueses, neste contexto pandémico", refere esta estrutura autónoma do PSD, em comunicado.

A Juventude Social-Democrata salienta que a proximidade dos autarcas às populações e "a capacidade criativa que demonstram" são uma "imprescindível mais-valia" no combate à doença e aos seus impactos.

As medidas recolhidas pela JSD num documento de 18 páginas estão divididas por áreas e, na ação social, destacam ideias como a criação de uma "linha telefónica de apoio à solidão" ou da figura do "vizinho solidário", em que uma pessoa mais jovem ficaria responsável por sinalizar às autoridades problemas relacionados com uma pessoa mais idosa ou de risco.

Uma linha de apoio a emigrantes que regressem ao concelho, a disponibilização de internet sem fios gratuita aos estudantes que dela necessitem para tarefas escolares ou a devolução aos residentes de parte do Imposto Municipal sobre Imóveis na forma de vales que teriam de ser gastos no comércio local são outras das medidas contidas no documento elaborado pela JSD, que antecipa também algumas medidas para o período pós-crise sanitária, como a dinamização de feiras e mercados gastronómicos para revitalizar o turismo.

"Neste momento em que a resposta à pandemia global também se faz com soluções locais, a JSD defende que as boas práticas devem ser disseminadas, que o melhor de cada um deve ser colocado ao serviço de todos, pois todos somos Portugal", afirma, justificando o envio do documento à ANMP e Anafre para que estas associações o possam divulgar junto de todas as autarquias do país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março e, pelo menos, até ao final do dia 17 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório