Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Bloco lança portal para denunciar despedimentos e abuso laboral

A "vaga de despedimentos selvagens" não pode continuar e, por isso, o Bloco de Esquerda lançou um portal para denunciar despedimentos e situações de abuso laboral.

Bloco lança portal para denunciar despedimentos e abuso laboral
Notícias ao Minuto

08:20 - 27/03/20 por Filipa Matias Pereira

Política despedimentos

O novo coronavírus "provocou uma crise sanitária em todo o mundo e ameaça provocar uma crise económica também". A constatação é do Bloco de Esquerda de Aveiro, que lançou um portal para denunciar despedimentos e situações de abuso laboral.

Advoga a distrital de Aveiro que "não podemos deixar que" a crise económica se "transforme numa crise de emprego e que sejam os trabalhadores, através da perda de rendimento, a pagar, uma vez mais, a fatura de uma crise".

Defende o partido, em comunicado enviado às redações, que "a necessária estratégia de combate à pandemia, com o fecho de muitas atividades e o confinamento da população, não pode dar azo ao abuso". E "a vaga de despedimento selvagens e de abusos laborais que se abateu sobre milhares de trabalhadores/as nas últimas duas semanas não pode continuar".

Há quem, todavia, "procure despedir, precarizar ou instituir o abuso laboral como regra" a "reboque da crise". Não podemos, pois, "permitir que tal aconteça".

O Bloco de Esquerda lançou então o portal (ao qual pode aceder aqui) que é considerado "um instrumento para realizar o mapeamento dos abusos laborais em tempos de pandemia, fornecer instrumentos de denúncia aos trabalhadores e às trabalhadoras afetadas e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos".

Perante a crise, "não podemos deixar ninguém para trás.Temos de ser uma sociedade solidária e coesa. Temos de proteger o emprego e os direitos dos trabalhadores", termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório