Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Especial Eleições: 10 propostas chave da CDU? Eis a resposta da coligação

As Eleições Legislativas aproximam-se a passos largos e é já no próximo dia 6 de outubro, este domingo, que os portugueses vão às urnas eleger a constituição da Assembleia da República. Este ano há 21 forças políticas, mas apenas 15 apresentaram listas em todos os círculos eleitorais.

Especial Eleições: 10 propostas chave da CDU? Eis a resposta da coligação
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/10/19 por Melissa Lopes e Beatriz Vasconcelos

Política Eleições

Entre arruadas, comícios e polémicas revisitadas, não queremos que se perca entre tanta informação. Por isso, com o objetivo de o ajudar a fazer uma escolha informada, o Notícias ao Minuto perguntou aos seis partidos com assento parlamentar - PS, PSD, BE, CDSPCP e PAN - quais são as 10 propostas que consideram mais importantes nas respetivas candidaturas. 

Coligação Democrática Unitária (PCP e Verdes)

Na derradeira semana de campanha, o secretário-geral do PCP apelou ao voto na foice e martelo com o girassol ao lado, num comício onde reiterou a condenação à nova legislação laboral.

Questionada pelo Notícias ao Minuto sobre quais as 10 medidas mais emergentes do programa eleitoral, a CDU apontou as seguintes, sendo certo que a primeira da lista é considerada pelo PCP "uma emergência nacional" 

  1. Aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, com aumento do Salário Mínimo Nacional para 850€ para os sectores público e privado.
  2. Aumento geral e real das reformas, garantia do direito à reforma por inteiro e sem penalizações com 40 anos de descontos e reposição da idade de reforma aos 65 anos.
  3. Creche gratuita, ou soluções equiparadas, para todas as crianças até aos 3 anos.
  4. Revogação das normas gravosas da Legislação Laboral, nomeadamente da caducidade da contratação colectiva, da desregulação dos horários, da taxa de precariedade, incluindo o período experimental, e combate à Precariedade e ao Trabalho ilegal.
  5. Investir nos serviços públicos, com o seu reforço e capacitação em meios humanos e materiais e dignificação das carreiras dos respectivos profissionais.
  6. Direito à saúde, com eliminação das taxas moderadoras e o reforço de meios e contratação dos profissionais em falta. Garantir a dispensa gratuita no SNS e nas farmácias dos medicamentos para os doentes crónicos, as famílias com carência económica e doentes com mais de 65 anos.
  7. Garantir o acesso ao Ensino Superior, com a eliminação das propinas no Ensino Superior, o reforço e alargamento da Acção Social Escolar e medidas para garantir o acesso a residência pública aos estudantes deslocados.
  8. Efectivação do direito à habitação com a inscrição no Orçamento do Estado das verbas para o apoio ao arrendamento jovem, entre outras medidas.
  9. Combate decisivo à corrupção, com o reforço do quadro de Procuradores do DCIAP e do efectivo de peritos para a investigação da criminalidade económica e financeira, e o reforço dos meios humanos e materiais da Polícia Judiciária.
  10. Investimento nos transportes públicos, lançando um Programa Nacional de investimento no transporte público - recuperação e aquisição urgente de comboios, navios e autocarros, e prosseguir em todo o País a redução dos preços nos transportes públicos, visando a sua gratuitidade, com a fixação na Lei das responsabilidades do Estado no Programa de Apoio à Redução Tarifária.

Pode consultar o programa eleitoral da CDU completo aqui.

Qual o nome dos candidatos a deputados? Onde devo votar? Preciso do número de eleitor?
Pode consultar a lista dos candidatos pelos vários círculos eleitorais e dos vários partidos neste link. 

Envie um SMS para o 3838: Escreva RE nº de Identificação civil sem check.digito data de nascimento AAAAMMDD (exemplo: RE 1444880 19531007)

Não. O número de eleitor foi abolido. Para exercer o direito de voto basta que indique o nome e entregue ao presidente da mesa o documento de identificação civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório