Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PE iniciou legislatura em Estrasburgo com 'ouvidos' em Bruxelas

O Parlamento Europeu iniciou hoje, em Estrasburgo, a nona legislatura, com os 'ouvidos' em Bruxelas, já que na quarta-feira os eurodeputados deverão eleger o presidente da assembleia desconhecendo ainda se o farão com base num compromisso no Conselho.

PE iniciou legislatura em Estrasburgo com 'ouvidos' em Bruxelas
Notícias ao Minuto

12:46 - 02/07/19 por Lusa

Política Parlamento Europeu

O impasse que ainda se regista em Bruxelas, com os chefes de Estado e de Governo da UE a serem incapazes de alcançar um compromisso em torno de quem deverá dirigir as principais instituições europeias no novo ciclo político resultante das eleições europeias de maio passado, levou mesmo a que a agenda do primeiro dia do 'novo' Parlamento se limite à "constituição" formal da nona legislatura, pois a eleição do novo presidente já foi adiada para quarta-feira, à espera de progressos no Conselho Europeu.

Independentemente de haver ou não acordo em Bruxelas, a eleição do presidente do Parlamento Europeu está agendada para quarta-feira, às 09h00 locais (08h00 de Lisboa), podendo as candidaturas ser apresentadas até às 22h00 de hoje. Todos os grupos políticos estão para já na expectativa do que acontece no Conselho Europeu para decidirem os seus candidatos ao cargo.

O presidente cessante da assembleia, António Tajani, procedeu à 'abertura' oficial da legislatura 2019-2024, num curto evento que ficou marcado pela atitude dos eurodeputados do Partido do Brexit, de Nigel Farage, que viraram as costas enquanto tocava o hino europeu no plenário do Parlamento Europeu.

Os 751 eurodeputados foram convidados a levantar-se para ouvir o hino europeu, mas os 29 deputados britânicos do 'Brexit', eleitos na expectativa de que o Reino Unido deixe a União Europeia, mostraram hostilidade ao virarem-se de costas enquanto os músicos tocavam o Hino da Alegria, de Beethoven, e outros deputados britânicos, europeístas, envergavam 't-shirts' amarelas nas quais se podia ler "Stop Brexit".

Também no exterior do edifício houve lugar a outro protesto, de maiores dimensões, de milhares de catalães, por os três deputados independentistas catalães eleitos em maio estarem impossibilitados de marcar presença na sessão inaugural - Carles Puidgemont e Toni Comín não têm a necessária acreditação, que teriam de levantar em Madrid, e Oriol Junqueras está mesmo preso em Espanha.

O 'novo' Parlamento Europeu, para a nona legislatura desde as primeiras eleições diretas, em 1979, tem deputados eleitos por 190 partidos dos 28 Estados-membros e continua a contar com 21 deputados portugueses, mais de metade dos quais 'estreantes', em linha com a tendência geral, já que 61% dos deputados são 'caras novas'.

A composição do plenário ainda pode sofrer alterações ao longo de todo o mandato, a maior das quais ocorrerá quando o Reino Unido sair da União Europeia (UE), o que determinará a redução de 751 para 705 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório