Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Marisa Matias exige que Europa declare estado de emergência climática

A eurodeputada reagiu nas redes sociais a um relatório, divulgado esta segunda-feira, que revela que um milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas devido aos modelos de produção e de consumo.

Marisa Matias exige que Europa declare estado de emergência climática
Notícias ao Minuto

17:17 - 06/05/19 por Natacha Nunes Costa

Política Ambiente

A eurodeputada Marisa Matias reagiu, na tarde desta segunda-feira, nas redes sociais, ao chocante relatório das Nações Unidas, revelado hoje, que indica que cerca de um milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas e que a tendência é que o ritmo de desaparecimento destas continue a aumentar se os modelos de produção e de consumo não forem alterados.

Para a deputada do Bloco de Esquerda, estes número “deveriam ser mais do que suficientes para declarar um estado de emergência climática, pelo menos a nível europeu”.

“Mais um relatório sobre o estado global da natureza e dos ecossistemas que nos mostra que a situação atual do planeta se encontra num nível sem precedentes na história da humanidade. Para falarmos de futuro precisamos de garantir o futuro do planeta”, asseverou Marisa Matias numa publicação partilhada na sua conta oficial de Facebook.

O relatório em questão é da autoria de um grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre biodiversidade (IPBES) e traça um futuro sombrio para a espécie humana que depende da natureza para beber, comer, respirar, aquecer-se e até curar-se.

De acordo com este estudo, 75% do meio ambiente terrestre “foi severamente prejudicado” pelas atividades humanas, desde a desflorestação, agricultura intensiva, pesca excessiva ou urbanização desenfreada, havendo 66% do ambiente marinho que também foi afetado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório