Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marques Mendes: Vem aí mini-remodelação no Governo e um novo ministério

A indicação foi dada, no domingo à noite, por Luís Marques Mendes.

Marques Mendes: Vem aí mini-remodelação no Governo e um novo ministério
Notícias ao Minuto

08:46 - 11/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Notícias

O comentário semanal de domingo à noite de Luís Marques Mendes abordou vários temas que marcaram a última semana, como a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Bairro da Jamaica, no Seixal, e os números da violência doméstica, um flagelo que só este ano já tirou a vida a nove mulheres.

No entanto, Luís Marques Mendes abordou também a política nacional a partir de uma visão do Governo que, revelou, irá sofrer uma “mini-remodelação”.

O comentador da SIC referiu que, “em função da saída de Pedro Marques [tudo indica, cabeça-de-lista do PS para as eleições europeias], vamos ter uma mini-remodelação no Governo” que vai culminar com duas “promoções” e um novo ministério.

Segundo Marques Mendes, o atual Ministério do Planeamento e das Infraestruturas “vai ser dividido em dois”.

“O ministro das Infraestruturas será Pedro Nuno Santos”, que é, atualmente, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, um cargo que, segundo a mesma fonte, passará a ser ocupado pela atual secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva.

Marques Mendes indicou ainda que Pedro Nuno Santos “não vai ficar com a área dos fundos estruturais, mas vai receber uma área do Ministério do Ambiente que é a da mobilidade urbana”.

“Ele vai ser um super ministro, vai ficar com um poder político enorme dentro do Governo”, apontou o comentador para quem esta é uma “promoção justa”.

Quanto ao novo ministério, o do Planeamento, ficará a cargo de Nelson de Souza, o atual secretário de estado de Desenvolvimento e Coesão. “Não é um político, é um técnico e é íntimo de António Costa, pois já trabalhou com ele na Câmara Municipal de Lisboa”, referiu o comentador, acrescentando que o governante ficará responsável por “dois dossiers essencialíssimos: a gestão dos fundos atuais e a gestão dos fundos futuros”.

Regressando a Pedro Marques, Marques Mendes considerou a sua candidatura às eleições europeias como sendo o “segredo mais mal guardado” que será tornado público, oficialmente, no “sábado, na convenção do PS”. A novidade recente é a que dá conta de que o nome de Maria Manuel Leitão Marques, atual ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, pode estar também a ser equacionado para a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório