Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

BE preocupado com novo pedido de exploração mineira para Argemela

Bloco de Esquerda (BE) manifestou hoje preocupação com um novo pedido de "exploração experimental" mineira para a Argemela, serra que está situada entre os concelhos da Covilhã e Fundão.

BE preocupado com novo pedido de exploração mineira para Argemela
Notícias ao Minuto

11:11 - 07/01/19 por Lusa

Política Castelo Branco

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Comissão Distrital de Castelo Branco do BE esclarece que o pedido deu entrada na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) em novembro de 2018 e que foi feito pela PANNN - Consultores de Geociências, a mesma empresa que já tem a correr uma outra solicitação de exploração mineira.

De acordo com o BE, o pedido, divulgado na página eletrónica da DGEG, apresenta um plano de lavra intitulado de "exploração experimental" e abrange uma área de cerca de 7,8 hectares, localizados exclusivamente na União de Freguesias de Barco e Coutada (Covilhã), "área que se inscreve na do primeiro pedido, solicitado em fevereiro de 2017, de 403,71 hectares".

"Embora ambos os pedidos se tratem de explorações mineiras a céu aberto, se este segundo pedido for aprovado a exploração mineira a título experimental será dispensada de Estudo de Impacte Ambiental (EIA), pois o mínimo exigido por lei são 25 hectares", explica o BE.

Para os bloquistas, esta situação desencadeará a implantação da exploração mineira na Argemela "e, muito provavelmente, o alargamento gradual da área de exploração", já que neste novo pedido constam "claras intenções de novas prospeções e alargamento da área de exploração".

"Tudo isto sem a exigência de apresentação de EIA e, pelo que entendemos, sem pedido de licença para novas prospeções, o que para nós representa um duplo e claro contorno à lei", é sublinhado.

A nota de imprensa do BE recorda ainda que este partido já questionou o Ministério da Economia sobre a eventual instalação de uma exploração mineira na Serra da Argemela e lembra que a população e os autarcas da região já se manifestaram contra este projeto.

Entre as razões desse repúdio está, como lembra o BE, o parecer da comissão de avaliação, que aponta que, "de entre os vários minerais a serem extraídos, encontram-se o césio e o rubídio que se caracterizam pela sua radioatividade, a qual, mesmo em pequenas quantidades, é fator de risco muito elevado em problemas de saúde como a infertilidade e o cancro".

O impacto para a saúde do avanço deste projeto far-se-ia sentir através da "'inalação de partículas soltas, a exposição a vibrações e ruído constante; a exposição a metais pesados e águas contaminadas', que ameaçariam o rio Zêzere", acrescenta o BE.

Frisando ainda que uma mina a céu aberto implica a "destruição da serra, da fauna, da flora e do património arqueológico ali situado", o BE promete igualmente continuar a luta ao lado das populações afetadas.

No início deste ano, o Grupo Pela Preservação da Serra da Argemela também emitiu um comunicado em que tornou público este novo pedido de exploração mineira e prometeu que "tudo fará" para garantir que nenhum dos pedidos avance pelo facto de os mesmos representarem "um atentado contra as populações dos concelhos da Covilhã e do Fundão, contra o Rio Zêzere, contra a estrutura arqueológica do Castro da Argemela (em vias de classificação) e contra todas as valências da Serra da Argemela e da região nas quais o impacto negativo é constantemente sonegado".

O primeiro procedimento para a concessão mineira de uma exploração mineira na Serra da Argemela foi iniciado em 2011, sendo que no início de 2017 foi publicado o pedido de atribuição de concessão por parte da PANNN - Consultores de Geociências, Lda., o que tem vindo a ser contestado pela população, autarcas e diferentes partidos políticos, nomeadamente, com a realização de manifestações e protestos de rua.

Em abril de 2017, numa resposta a questões apresentadas pelos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Castelo Branco, o Governo garantiu que ouvirá "populações e as autarquias abrangidas antes de tomar qualquer decisão".

Já em março de 2018, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, uma recomendação ao Governo para que suspenda o processo para a celebração de contrato de exploração mineira na Serra de Argemela (Castelo Branco), antes de avaliados todos os impactos.

O texto final da Comissão de Ambiente, que resultou de um consenso a partir de resoluções de Os Verdes, do PAN, do PSD, do BE, do PS e do CDS-PP, recomenda ao Governo que promova a discussão pública e que nela sejam envolvidas as autarquias locais e a população diretamente afetada dos municípios da Covilhã e do Fundão (distrito de Castelo Branco), bem como peritos na matéria.

Só com toda esta informação deverá, defende a recomendação consensual, existir uma "apreciação cabal da situação para nova pronúncia".

CYC (SMA) // SSS

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório