Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Tancos: Ministro confia que Ministério Público está a cumprir papel

O ministro da Defesa disse esta segunda-feira confiar que o Ministério Público está a cumprir o seu papel no caso do furto de material em Tancos, sublinhando não ter qualquer informação adicional além daquela que "lê nas notícias".

Tancos: Ministro confia que Ministério Público está a cumprir papel
Notícias ao Minuto

06:28 - 18/12/18 por Lusa

Política João Cravinho

"Essa é uma matéria que compete ao Ministério Público desvendar e confio que estão a fazer o seu papel", afirmou João Cravinho, à margem de um concerto solidário das Forças Armada, no Porto.

O governante sublinhou que é "com naturalidade" que vê as detenções realizadas na segunda-feira pela Polícia Judiciária, já que esta é uma questão que está sob alçada da Justiça e para a qual "as Forças Armadas darão toda a colaboração, como é normal".

Questionado pelos jornalistas sobre se estava a par das investigações, João Cravinho disse não ter nenhuma informação adicional a dar, ressalvando que, tal como os jornalistas, também ele lê e ouve as notícias.

A Polícia Judiciária deteve, na segunda-feira, oito pessoas e realizou dezenas de buscas na zona Centro e Sul do país no âmbito do caso Tancos, por suspeitas de crimes de associação criminosa, furto, detenção e tráfico armas.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) adiantou que esta operação decorre de um inquérito na qual se investigam as circunstâncias em que ocorreu o furto de material de guerra, entre a noite do dia 27 e a madrugada do dia 28 de junho de 2017, no paiol de Tancos.

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de associação criminosa, furto, detenção e tráfico de armas, terrorismo internacional e tráfico de estupefacientes.

Fonte da PJ disse à agência Lusa que os oito detidos são todos civis e que serão presentes na terça-feira a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça.

O furto do material militar, entre granadas, explosivos e munições, dos paióis de Tancos foi noticiado em 29 de junho de 2017.

O caso do furto de armas em Tancos ganhou importantes desenvolvimentos em 2018, tendo sido detidos, numa operação do Ministério Público e da Polícia Judiciária, sete militares da Polícia Judiciária Militar (PJM) e da GNR, suspeitos de terem forjado a recuperação do material em conivência com o presumível autor do roubo.

Entre os detidos está o diretor da PJM e um civil (que já foi militar), principal suspeito da prática do furto, encontrando-se ambos em prisão preventiva, num caso que levou à demissão de Azeredo Lopes do cargo de ministro da Defesa e cujas implicações políticas levaram à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que ainda não começou com as audições.

Em setembro, após a investigação do Ministério Público à recuperação do material furtado, designada "Operação Húbris", que levou às detenções, foi anunciada pelo CDS-PP a constituição de comissão de inquérito parlamentar, aprovada apenas com a abstenção do PCP e do PEV.

A comissão tem o prazo de 180 dias, até maio de 2019, prorrogável por mais 90, para chegar a conclusões.

A comissão de inquérito ao furto de material de militar de Tancos vai reunir-se duas vezes por semana e começa as audições às 63 personalidades em janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório