Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Esta é a diferença que faz ter o Bloco no executivo de Lisboa"

O sucessor de Ricardo Robles na vereação da Câmara Municipal de Lisboa fez questão de partilhar com os seus seguidores no Facebook as conquistas do Bloco de Esquerda na autarquia da capital.

"Esta é a diferença que faz ter o Bloco no executivo de Lisboa"
Notícias ao Minuto

10:10 - 12/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Manuel Grilo

A proibição do alojamento local em bairros históricos da cidade de Lisboa foi alargada a mais zonas. Depois de Alfama, Mouraria e Castelo, agora vai ser também proibido utilizar casas no Bairro Alto, Madragoa e na freguesia de Santa Maria Maior para fins de alojamento local.

“Esta é a diferença que faz ter o Bloco no Executivo de Lisboa”, considera Manuel Grilo, revelando algumas medidas que conseguiu negociar com o PS de Fernando Medina.

O vereador que chegou a Lisboa para substituir Ricardo Robles que, recorde-se, foi obrigado a abdicar do cargo depois do escândalo relacionado com a venda do seu prédio em Alfama, usou a sua página do Facebook para explicar que uma das medidas acordadas com o executivo camarário passa por “propor alterações ao enquadramento legal do alojamento local para que o atual processo de registo dê lugar a um processo de autorização com critérios a definir pelos municípios”.

Mas não só. O mesmo acordo prevê “aprovar, no prazo de três meses após a aprovação legislativa, o mapa de quotas definindo a capacidade máxima”, bem como “criar um gabinete municipal de fiscalização do Alojamento Local e Turismo Habitacional que atue de forma rápida perante queixas de moradores e retire licenças em casos de comprovada infração com reincidência”.

Manuel Grilo admite saber da “importância que tem para muitas famílias o rendimento que obtêm do Alojamento Local”, mas, sublinha, também sabe que “Lisboa tem sofrido uma subida dos preços da habitação” que se deve a “falta de oferta que está a ser ocupada pelo turismo ou pelos ‘residentes não-habituais’”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório