Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Parlamento é exemplo. Foi além da lei e 'ganhou' mais sete deputadas

O Parlamento tinha, em junho, mais sete mulheres deputadas (82) do que após as eleições de 2015 (75), o que vai além dos 33% imposto pela lei da paridade, segundo o balanço provisório da 3.ª sessão legislativa.

Parlamento é exemplo. Foi além da lei e 'ganhou' mais sete deputadas
Notícias ao Minuto

16:30 - 29/07/18 por Lusa

Política Balanço

Após as legislativas de outubro de 2015, e resultado da lei da paridade, foram eleitas 33% de mulheres, mas esse número aumentou para 38% com as substituições feitas nos três últimos anos.

De acordo com o balanço feito pelos serviços da Assembleia da República, o PSD aumentou de 28 para 30 o número de deputadas, o PS de 27 para 31, o CDS de sete para oito.

O BE e PCP mantiveram as suas parlamentares, seis cada, o PEV, que tem uma representação verdadeiramente paritária -- um homem e uma mulher.

O PAN tem apenas um representante e é homem, André Silva.

Mas se o Parlamento 'ganhou' mais deputadas, também 'perdeu', no saldo global, 39 dos 230 deputados eleitos diretamente nas legislativas de outubro de 2015, 21 dos quais renunciaram e 18, todos do PS e membros do Governo, suspenderam o seu mandato, segundo dados da Assembleia da República.

De acordo com dados fornecidos à Lusa pelos serviços do parlamento, a renovação é de 16,9%, e dos 21 parlamentares que deixaram São Bento em definitivo, 11 fizeram-no nesta sessão legislativa.

No último ano parlamentar saíram Ana Virgínia Pereira (PCP), António Eusébio (PS), Filipe Lobo d'Ávila (CDS-PP), Gabriela Canavilhas (PS), João Ramos (PCP), José Miguel Medeiros (PS), Paulino Ascenção (BE), Luís Montenegro (PSD), Luísa Salgueiro (PS) e Pedro Passos Coelho (PSD).

Miguel Tiago, que era deputado do grupo parlamentar do PCP há 13 anos, foi o 11.º a anunciar a renúncia.

Com mandato suspenso estão 18 deputados, todos eles ministros ou secretários de Estado e do PS, a começar pelo seu líder e primeiro-ministro, António Costa,

Na lista estão Pedro Nuno Santos, Manuel Caldeira Cabral, Eurico Brilhante Dias, Capoulas Santos, José Apolinário, Marcos Perestrello, Mário Centeno, Graça Fonseca, José Luís Carneiro, Ana Paula Vitorino, Isabel Oneto, Vieira da Silva, Eduardo Cabrita, Ricardo Mourinho Félix, Tiago Brandão Rodrigues, Maria Manuel Leitão Marques e João Paulo Rebelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório