Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Benfica não está acusado nem condenado mas já são muitas suspeitas"

O comentador social-democrata falou sobre o caso e-toupeira, sobre a justiça e o Benfica.

"Benfica não está acusado nem condenado mas já são muitas suspeitas"
Notícias ao Minuto

23:04 - 11/03/18 por Inês André de Figueiredo

País Marques Mendes

Luís Marques Mendes, no seu habitual comentário na antena da SIC, debruçou-se sobre o caso e-toupeira, enaltecendo o trabalho da justiça e realçando que o Benfica tem explicações a dar, não só à justiça como à opinião pública.

Ontem, após o jogo do Benfica e do Desportivo das Aves, o presidente Luís Filipe Vieira fez uma declaração pública ao país onde, num tom assertivo, disse que “é inconcebível o que fizeram à marca Benfica e aos benfiquistas”.

O comentador revela que não concorda nem acompanha as declarações, mas compreende que “o presidente do Benfica tem de fazer isso junto da sua massa associativa”.

E quanto à investigação, Marques Mendes sublinha o ponto positivo: “A circunstância de confirmar que a justiça em Portugal mudou muito nos últimos anos já chegou a políticos, empresários, gestores, ao futebol e mesmo à investigação de responsáveis da própria justiça”.

Porém, nem todos os aspetos referidos pelo social-democrata são positivos. “O Benfica já está a ser chamuscado pelo menos em três processos - o processo dos e-mails, o processo relativamente a Rui Rangel em que indiretamente o presidente do Benfica também é referido e agora este processo por alegadas violações do segredo de justiça e corrupção. O Benfica não está acusado de nada e muito menos condenado mas já são muitas suspeitas em pouco tempo relativamente a uma instituição que devia estar acima de toda a suspeita”, reflete o advogado.

Mas há mais, Marques Mendes prossegue frisando que “o Benfica queixa-se de perseguições mas, chegados a este ponto, o mais importante é que o Benfica tenha boas explicações a dar quer à justiça, quer à opinião pública”.

“O Benfica queixa-se de violações ao segredo de justiça, o que não deixa de ser irónico, quando neste caso, alegadamente, pelo que veio a público, um seu alto funcionário terá beneficiado de informações ao abrigo da violação de segredo de justiça”, acrescenta ainda o comentador.

Em jeito de conclusão, Marques Mendes é perentório: “Tudo isto é negativo para o Benfica e julgo que o Benfica tem todo o direito a defender-se e a acionar aqueles que estão injustamente e ilicitamente a comprometer a sua imagem mas também tem explicações a dar e acho que é bom que as tenha e que sejam consistentes”.

Sobre o mesmo caso, o comentador deixa ainda um ponto negativo para o sistema Citius. “Viemos a saber que a rede informática no âmbito do Ministério da Justiça falhou, ou seja, uma rede informática que é suposto ser muito segura e à qual supostamente só têm acesso magistrados, investigadores e pouco mais, foi violada”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório