Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Maria vai faltar hoje ao Dia da Defesa. "Até me podem multar"

Maria Rebelo Pires, uma jovem de 18 anos com 97% de incapacidade, foi convocada para o Dia da Defesa Nacional. Esse dia chegou e Maria vai faltar.

Maria vai faltar hoje ao Dia da Defesa. "Até me podem multar"
Notícias ao Minuto

09:05 - 06/03/18 por Melissa Lopes

País Forças Armadas

Lembra-se da Maria? A jovem com 97% de incapacidade que foi convocada para o Dia da Defesa Nacional? Pois bem, chegou o dia, mas Maria vai faltar. “Não tenho mesmo coragem de a levar, com este frio e esta chuva ainda fica doente”, disse a mãe, Ana Rebelo, ao Notícias ao Minuto, garantindo: “Até me podem multar ou ameaçar de detenção, mas não a vou a levar”.

Apesar de não comparecer, Ana Rebelo “ainda acredita” numa alteração do Artigo 37 que ‘obriga’ Maria, e todos os outros jovens portadores de deficiência, a comparecer ao Dia da Defesa Nacional.

"Estive em conversações com o Chefe da Casa Militar da Presidência da República e no final recebi a informação de que o Presidente da República irá exercer a pressão necessária para que o Artigo seja alterado", contou Ana Rebelo. 

Isto porque a lei, de facto, apenas “dispensa os cidadãos que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo”. E deficiência não é doença.

De recordar que Ana Rebelo, através do seu blogue ‘A mãe da Maria’, escreveu uma carta aberta ao Diretor-Geral dos Recursos da Defesa Nacional, em tom irónico, onde pedia esclarecimentos sobre a capacidade de os serviços receberem a Maria neste dia, deixando uma lista extensa do que seria necessário para receber a jovem.

De sublinhar que a não comparência no Dia da Defesa Nacional tem consequências previstas na lei. De acordo com o Balcão da Defesa, o cidadão que falte com o seu dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional fica com a sua situação militar irregular, podendo-lhe ser aplicada uma coima que vai desde os 249,40 euros aos 1.247 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório