Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Acha que está frio hoje? Vai piorar no fim de semana

Fim de semana alargado (para muitos) é também sinónimo de frio, muito frio. Pode dar descanso ao guarda-chuva mas não se esqueça de se agasalhar.

Acha que está frio hoje? Vai piorar no fim de semana
Notícias ao Minuto

10:49 - 01/12/17 por Melissa Lopes

País IPMA

O tempo seco e frio, muito frio, veio para ficar. Em algumas regiões do continente, temperaturas vão descer ainda mais no fim de semana, chegando os termómetros a registar, previsivelmente, os 5 graus negativos, em Bragança.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro até meio da tarde; vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70 km/h, e na faixa costeira ocidental durante a tarde, e ainda,  formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa, o feriado arrancou com o céu limpo e com aquele ‘sol de inverno’, ‘sol de outono’, para sermos rigorosos. Rigorosas são também as temperaturas. Se para esta sexta-feira a mínima é de 7ºC e a máxima de 15, no sábado e no domingo, as mínimas vão rondar os 5ºC. Já as máximas, não irão além dos 13º C, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No Porto, as mínimas previstas para sábado e domingo são, respetivamente, de 2ºC e 4ºC. As máximas variam entre os 12 ºC e os 14ºC. Ainda a Norte, onde mais se bate o dente, Bragança, que hoje regista uma mínima de -2ºC, vai arrefecer ainda mais no fim de semana: -5º C e -4ºC são as temperaturas previstas pelo IPMA para sábado e domingo. Braga regista esta sexta-feira 0ºC de mínima, e 13 ºC de máxima, cenário que prolongará durante o fim de semana. Viseu e Vila Real também estão fresquinhos, com temperaturas entre os - 2 de mínima, domingo em Vila Real, e a máxima constante de 10ºC nos dois distritos.

Em Coimbra, o IPMA prevê, à imagem da maior parte do território continental, sol e temperaturas baixas, a rondar os 2 ºC de mínima, e os 13 de máxima. O mesmo sucede em Castelo Branco.

A Sul, Faro pode contar hoje e amanhã com céu pouco nublado com os termómetros a chegarem esta sexta-feira aos 17º C de máxima. As mínimas variam entre os 6º e os 7ºC durante o fim de semana. Beja e Évora, distritos do Alentejo, vão registar temperaturas mínimas de 2 e 3ºC nos próximos dias, e máximas que não vão além dos 13ºC.

Nas ilhas, o cenário é bem distinto. No Funchal, Ilha da Madeira, esta é uma sexta-feira de chuviscos, com temperaturas simpáticas, características da zona: variam entre os 17ºC de mínima, previstos para hoje, e os 21ºC de máxima previstos para o fim de semana. A chuva, essa, dirá presente também no sábado e no domingo.

Chove também nos Açores. De acordo com o IPMA, em Ponta Delgada verificar-se-ão aguaceiros ao longo de todo o fim de semana, sendo que os termómetros nunca descerão abaixo dos 16º C.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório