Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Centenas de pessoas prestam última homenagem ao empresário no Porto

Centenas de pessoas marcaram hoje presença na última homenagem ao empresário Belmiro de Azevedo, falecido na quarta-feira, aos 79 anos, numa cerimónia absolutamente silenciosa e discreta na Igreja Paroquial de Cristo Rei, no Porto.

Notícias ao Minuto

18:55 - 30/11/17 por Lusa

País Óbito

A igreja foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir à missa de corpo presente, que começou às 16h00 e durou cerca de uma hora, durante a qual o padre fez questão de salientar que Belmiro de Azevedo "trabalhou muito para chegar onde chegou".

Depois da missa, que contou com várias personalidades ligadas à política, desporto, cultura e economia, seguiu-se uma cerimónia fúnebre exclusivamente reservada à família.

Mas, durante o dia foram muitas as pessoas que passaram na igreja para se despedir do empresário.

Entre dezenas de funcionários de empresas da Sonae e amigos de Belmiro de Azevedo, estiveram no local o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo, o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, o antigo presidente da administração da RTP Guilherme Costa, o diretor do Público, David Dinis, o diretor do colégio Efanor, João Trigo, o médico Sobrinho Simões, o antigo presidente da Universidade Católica do Porto, José Marquitos, que integrou a equipa formada na Sonae e de onde saíram o Público, a Rádio Nova e a produtora de vídeo Douro, José Roquette, antigo presidente do Sporting e, entre outros, o cantor Tony Carreira.

Fizeram ainda questão de marcar presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo chefe de Estado Ramalho Eanes, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, o eurodeputado Paulo Rangel, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O empresário Belmiro de Azevedo morreu na quarta-feira aos 79 anos, depois de décadas ligado à Sonae, onde chegou há mais de 50 anos e que transformou num império com negócios em várias áreas e extensa atividade internacional.

Sem tolerância para a incompetência ("não aceito, nem por um nonagésimo de segundo, que alguém menos competente mande em mim -- só na tropa, por obrigação, e na vida civil por decisão de órgãos de soberania", disse citado numa biografia) e com afamada dedicação ao trabalho e a um estilo de vida "frugal", Belmiro de Azevedo deixa três filhos, Nuno, Paulo e Cláudia, também relacionados com a Sonae, grupo de cuja presidência saiu formalmente em 30 de abril de 2015.

Tal como Belmiro de Azevedo, também a sua irmã Ana Augusta Azevedo, que estava internada no Instituto Português de Oncologia do Porto, morreu na quarta-feira e foi hoje a enterrar.

A missa de corpo presente de Augusta Azevedo realizou-se às 14h00, numa outra Igreja do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório