Meteorologia

  • 24 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

José António Falcão é o novo vice-presidente da Europae Thesauri

O investigador e professor universitário José António Falcão é o novo vice-presidente da Europae Thesauri, a associação internacional dos museus e tesouros de arte sacra, com sede na Bélgica, foi hoje divulgado.

José António Falcão é o novo vice-presidente da Europae Thesauri
Notícias ao Minuto

17:28 - 13/11/17 por Lusa

País Arte sacra

José António Falcão, atual diretor do festival de música sacra Terras Sem Sombra, que se realiza no Baixo Alentejo, foi eleito por unanimidade durante o congresso da organização, que terminou no domingo, em Albarracín, no sudoeste de Espanha, e que reconduziu na presidência o francês Bernard Berthod, diretor do Museu de Arte Religiosa de Fourvière, nos arredores de Lyon, no sudeste de França, e consultor emérito da Comissão Pontifícia dos Bens Culturais da Igreja Católica.

A Europae Thesauri é uma organização independente que "mantém relações estreitas com a União Europeia, a UNESCO e outras entidades internacionais, e tem assinalável peso, ao nível global, no património religioso, sobretudo católico e protestante", segundo comunicado enviado à agência Lusa.

A organização, que se "ocupa igualmente da herança judaica e islâmica", integra na sua estrutura 58 museus e monumentos religiosos, entre eles, as catedrais de Notre Dame de Paris e a de Santiago de Compostela.

Segundo a mesma fonte, a proposta para a eleição do investigador português partiu de Espanha e contou com o apoio da Alemanha, da Bélgica e de França.

O Conselho de Administração de Europae Thesauri, em comunicado, salienta que José António Falcão, "um dos mais destacados especialistas da história da arte religiosa", alia "a capacidade científica à notável experiência enquanto gestor cultural, perito na ligação entre património e desenvolvimento em territórios de baixa densidade".

José António Falcão, atualmente assessor no Ministério da Cultura e coordenador do Centro UNESCO de Arquitetura e Arte, assumirá na Europae Thesauri responsabilidades na dinamização da cooperação internacional e da formação.

José António Falcão esteve à frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, tendo organizado a rede de museus diocesanos e o restauro de mais de uma centena de edifícios, exerceu também funções nos museus de Évora e Calouste Gulbenkian e dirigiu a Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça, tendo presidido ao Opart, organismo de produção artística que gere o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório