Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Camarão japonês detetado no estuário do Tejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou hoje que existe camarão japonês no estuário do Tejo, uma espécie com interesse comercial que está a ser capturada pela pesca artesanal.

Camarão japonês detetado no estuário do Tejo
Notícias ao Minuto

13:47 - 13/11/17 por Lusa

País IPMA

Numa nota hoje divulgada, o IPMA refere que desde 2000 que previa o estabelecimento do camarão japonês (Marsupenaeus (Penaeus) japonicus) no estuário do Tejo por ter sido objeto de cultivo experimental nessa área na década de 80 do século passado.

"Com esta nota, confirmamos a ocorrência e estabelecimento do camarão japonês no estuário do Tejo", refere o IPMA, adiantando que está a preparar um artigo científico para assinalar este registo.

Segundo o instituto, este é um camarão com interesse comercial, sendo objeto de pesca no Oceano Índico e Pacífico, em países como o Japão, onde também é produzido em aquacultura.

A sua introdução na Europa, explica o IPMA, ocorreu através do Canal do Suez para o Mediterrâneo, mas também de modo intencional para a sua utilização em aquacultura em França e Espanha.

Notícias ao MinutoCamarão japonês© IPMA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório