Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

GNR avisa: Andam burlões 'à solta'. Saiba como identificá-los

O alvo dos burlões são sobretudo os idosos.

GNR avisa: Andam burlões 'à solta'. Saiba como identificá-los
Notícias ao Minuto

17:19 - 07/08/17 por Melissa Lopes

País Conselhos

O aviso não é novo, mas vale a pena reforçá-lo. A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixa um aviso sobre burlões que se apresentam como funcionários de instituições como a Segurança Social, CTT, EDP, ou de profissionais relacionados com saúde ou com a segurança.

"Neste tipo de burla, a abordagem é feita através de contacto pessoal, em que os suspeitos tentam ganhar a confiança das vítimas, normalmente idosos, mostrando-se preocupados", começa por explicar a GNR. Conseguida a aproximação os suspeitos apresentam histórias que levam as vítimas a acreditar. Eis alguns exemplos:

  • Algumas notas vão acabar ou sair de circulação;
  • Poderão ter descontos na medicação; 
  • Poderão aumentar as reformas;
  • Estão doentes ou com “mau-olhado” e, para se curarem, precisam de benzer o ouro ou outros bens;
  • Têm encomendas de familiares para levantar.

Todas estas formas de abordagem e histórias, continua a explicar esta autoridade, "têm como objetivo ganhar a confiança das vítimas e levá-las a entregar aos suspeitos bens e dinheiro ou, então, mostrar onde os guardam, fugindo assim que conseguem subtrair estes bens às vítimas".

Desta forma, a GNR aconselha:

  • Não deixe entrar em sua casa pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são;
  • Tenha sempre à mão ou gravados no seu telefone/telemóvel os contactos de alguém de confiança e principalmente os da força policial da sua zona de residência. 

A GNR relembra ainda que os funcionários do Estado não entregam prémios ou gratificações, não trocam dinheiro ou solicitam o mesmo para a inspeção, não se dirigem a casa das pessoas para fazer cobranças ou solicitar outro valor pessoal. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório