Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Adesão de 75% na greve dos trabalhadores no Hospital Sta. Maria

A greve dos trabalhadores da limpeza do Hospital de Santa Maria, Lisboa, registou 75% de adesão no turno da manhã de hoje, segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Serviço de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD).

Adesão de 75% na greve dos trabalhadores no Hospital Sta. Maria
Notícias ao Minuto

13:56 - 17/07/17 por Lusa

País Sindicatos

Os serviços de limpeza e higiene do Hospital de Santa Maria estão concessionados à empresa de Limpeza Industrial Safira, com o sindicato a queixar-se de que os funcionários "estão cansados e saturados" de constantes violações dos seus direitos laborais.

Em declarações à agência Lusa, a dirigente sindical Vivalda Silva afirmou que os dados do turno da manhã apontam para uma adesão de 75%.

Em causa estão cerca de 100 funcionários que asseguram a limpeza no Santa Maria, segundo o sindicato, que avisa que as razões do protesto afetam trabalhadores noutras unidades hospitalares de Lisboa, como o Egas Moniz, o São Francisco Xavier ou o Pulido Valente.

Os trabalhadores já se tinham, aliás, manifestado, pelas mesmas razões, este mês no São Francisco Xavier e, no passado dia 12 de junho, em frente ao Hospital Egas Moniz. O protesto foi hoje repetido junto ao Santa Maria.

O STAD afirma que a empresa SAFIRA "não aumenta o salário dos trabalhadores de acordo com as funções laborais por eles exercidas" e que desrespeita o pagamento dos feriados. Queixa-se igualmente de cortes "abusivos" nos salários sem justificação e de incumprimento do acordo de condições específicas no local de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório