Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara do Porto aprova por unanimidade compra do Teatro Sá da Bandeira

O presidente da Câmara do Porto afirmou hoje que caberá ao próximo executivo decidir o que pretende fazer no Teatro Sá da Bandeira, sala de espetáculos da cidade que vai ser comprada pela autarquia por 2,1 milhões de euros.

Câmara do Porto aprova por unanimidade compra do Teatro Sá da Bandeira
Notícias ao Minuto

15:20 - 27/06/17 por Lusa

País Rui Moreira

"Estamos aqui a decidir o direito de opção [de compra do imóvel], apenas, deixando para depois, para o próximo executivo, o que quer fazer com o Sá da Bandeira", afirmou Rui Moreira esta manhã, em reunião pública do executivo.

Os vereadores aprovaram hoje por unanimidade que a Câmara exerça o direito de preferência para comprar aquela que é a mais antiga sala de espetáculos da cidade.

De acordo com a proposta aprovada, esta aquisição, pelo preço de 2,1 milhões de euros, está "condicionada a visto prévio do Tribunal de Contas".

Segundo Rui Moreira, o imóvel "não está classificado" e no Plano Diretor Municipal não está inscrito em nenhuma zona de proteção.

Moreira considerou que o Sá da Bandeira "é um equipamento muito interessante do ponto de vista histórico e cultural".

Ficará assim "património para a cidade", sublinhou.

O vereador do PS Correia Fernandes, que tutelou o pelouro do Urbanismo até 08 de maio, saudou "a decisão", afirmando que a cidade fica "enriquecida" com a aquisição do Sá da Bandeira.

Também Pedro Carvalho, vereador da CDU, enalteceu a decisão, afirmando que "a aquisição é uma forma importante de defender o edifício".

Para o comunista, a partir deste momento a câmara deve "garantir a sua classificação" e incluir o imóvel na rede nacional de teatros.

Esta proposta vai ser agora levada a aprovação da Assembleia Municipal.

Nesta reunião camarária, o executivo aprovou também por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Richard Zimler, escritor e jornalista norte-americano que vive na cidade desde 1990, numa cerimónia a realizar no dia 09 de julho, às 11:00, e durante a qual vão ser entregues mais 25 medalhas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório