Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Campanha alerta meio milhão de crianças para perigos da exposição ao sol

A campanha 'Heróis do Sol Saudável' da Liga Portuguesa Contra o Cancro regressa hoje às escolas de todo o país para sensibilizar mais de meio milhão de crianças para os perigos de uma exposição solar incorreta.

Campanha alerta meio milhão de crianças para perigos da exposição ao sol
Notícias ao Minuto

06:02 - 08/05/17 por Lusa

País LPCC

O projeto, que conta com o apoio da Direção-Geral de Educação, arranca hoje na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, em Lisboa, e seguirá para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico, públicas e privadas, de todo o país.

"Depois de quatro anos de sucesso desta iniciativa, pretende-se que as crianças sejam os grandes embaixadores desta causa da proteção solar e que sejam os verdadeiros 'Heróis do Sol Saudável', refere a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da LPCC, Vítor Veloso, explicou que o projeto "tem como intenção fazer compreender que o sol é necessário para a saúde, mas tem perigos" que é preciso prevenir.

"A prevenção primária tem de ser repetida vezes sem conta", defendeu o oncologista, adiantando que esta iniciativa, dirigida este ano a crianças dos oito aos 12 anos, pretende sensibilizar os mais pequenos para os cuidados que devem ter para evitar situações de perigo.

Vamos "lembrar-lhes que devem andar de t-shirt, usar boné, óculos escuros", e que devem colocar protetor solar, com fator entre 30 a 50, várias vezes durante o período de exposição ao sol.

Dados divulgados pela LPCC referem que 53% dos portugueses só aplicam protetor quando sentem a pele a queimar e 40% não renovam a aplicação.

A este propósito, Vítor Veloso alertou que "o protetor não serve para o dia inteiro", devendo "ser renovado pelo menos de duas ou de três em três horas".

Lembrou ainda os perigos que a exposição solar representa para as crianças, advertindo que estas não estão livres de ter cancro de pele, tendo sido já detetados alguns casos.

"Quanto mais clara e sardenta a criança for" maior é o risco, porque estas crianças "tem um fotótipo muito sensível", devendo por isso ser reduzida ao mínimo a sua exposição ao sol.

"Não se pode esquecer que as crianças até aos três anos não devem ser expostas à luz solar", principalmente "nas horas mais perigosas", entre as 11:30 às 15:30, disse Vítor Veloso.

Recordou ainda que "o efeito do sol não passa de um ano para o outro: É cumulativo" e no caso de um escaldão a situação "agrava-se muito mais".

O presidente da organização salientou que a adoção de comportamentos responsáveis "poderão evitar os 10 mil novos casos de cancro da pele que todos anos aparecem e que são uma preocupação".

Pela primeira vez, o projeto, realizado em parceria com a Garnier Ambre Solaire, terá uma semana dedicada ao sol saudável, com a realização de um 'roadshow' nacional com várias ações educativas, que pretendem alertar crianças e, através delas, professores e educadores para os perigos da exposição solar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório