Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Acordo entre União Europeia e Mercosul "será impossível" se Le Pen vencer

O embaixador da União Europeia (EU) no Brasil, João Gomes Cravinho, disse hoje, em São Paulo, que a vitória da candidata Marine Le Pen nas presidenciais francesas tornaria impossível um acordo comercial entre bloco europeu e o Mercosul.

Acordo entre União Europeia e Mercosul "será impossível" se Le Pen vencer
Notícias ao Minuto

20:24 - 05/05/17 por Lusa

País João Cravinho

"Eu não tenho a mínima expectativa de que esta candidatura [de Marine Le Pen] venha a vingar. Na hipótese teórica [de que isto aconteça] o que eu diria é que o acordo da União Europeia com o Mercosul seria a última das nossas preocupações", disso o embaixador da UE.

"Com certeza, com ela [Marine Le Pen] seria impossível ter um acordo da UE com o Mercosul, mas pior do que isto, muitas outras coisas seriam impossíveis(...) Seria um perigo para a França, para a Europa e para o mundo. Digo isto levando em conta que é uma hipótese teórica porque não considero que seja uma hipótese real", completou.

As declarações de João Gomes Cravinho aconteceram numa conferência de imprensa após o evento "Semana da União Europeia no Brasil: Um Olhar para o Futuro", realizado pela Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).

O Mercosul, bloco económico composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, negoceia com a UE, desde 1999, um amplo acordo comercial que pode ser finalizado ainda em 2017.

No próximo domingo acontece a segunda volta das eleições presidenciais na França, disputada pela candidata de extrema-direita Marine Le Pen e o centrista Emmanuel Macron.

Uma sondagem publicada hoje pela BFM TV, depois do debate televisivo na última quarta-feira, indicou que Emmanuel Macron reuniu 62% das intenções de voto contra 38% de Marine Le Pen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório