Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

Concelho ainda deficitário ao nível de saneamento, apesar de várias obras

O presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, considerou hoje que o seu concelho continua a ser "muito deficitário ao nível do saneamento e da água", apesar de ter em curso várias obras nesta área.

Concelho ainda deficitário ao nível de saneamento, apesar de várias obras
Notícias ao Minuto

09:32 - 28/04/17 por Lusa

País S. Pedro do Sul

"Apesar de todas as candidaturas que temos aprovadas, a verdade é que ainda ficamos muito longe de atingirmos aquilo que são os nossos objetivos e intenções. O concelho de S. Pedro do Sul continua muito deficitário ao nível de saneamento e água", sustentou.

De acordo com o autarca, o município de S. Pedro do Sul tem aprovado mais de uma dúzia de projetos nesta área, num investimento superior a três milhões de euros, para além de estar prevista a reabilitação do sistema de saneamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Valgode, orçada em cerca de quatro milhões de euros e que irá servir os concelhos de S. Pedro do Sul e Vouzela.

"Apesar destas obras, vamos necessitar de ter a possibilidade de fazer mais candidaturas. É para isto que vamos sensibilizar o senhor secretário de Estado, que poderá ver 'in loco' o que está a ser comparticipado pelos fundos comunitários", acrescentou.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, desloca-se a S. Pedro do Sul na terça-feira para visitar algumas obras de construção de ETAR em curso no concelho, para além de participar na assinatura do auto de consignação da obra da ETAR intermunicipal de S. Pedro do Sul e Vouzela.

"Iremos visitar a ETAR do Sobral e a ETAR da Rompecilha que estão praticamente prontas e a ETAR de Goja/Sendas, que está ligeiramente mais atrasada. São obras referentes a candidaturas que efetuámos no Portugal 2020", explicou.

Sobre a ETAR intermunicipal de Valgode, o autarca informou que a primeira pedra será lançada a 07 de maio, estando prevista a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. Nesta ocasião, será também inaugurada a ecopista e lançada a primeira pedra para a construção do parque.

"A ETAR intermunicipal é uma obra esperada há dezenas de anos e que agora conseguimos concretizar, com fundos comunitários. É uma forma de despoluirmos praticamente o nosso rio Vouga", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório