Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Há um concelho do país que atribui apoios a jovens que se fixem lá

A Câmara de Monchique, no Algarve, entregou hoje cerca de 44 mil euros a sete casais para a aquisição e reconstrução de habitação própria, ao abrigo de um programa que visa fixar a população no concelho.

Há um concelho do país que atribui apoios a jovens que se fixem lá
Notícias ao Minuto

17:31 - 23/12/16 por Lusa

País Monchique

O programa Habita Jovem concede apoios financeiros entre os cinco mil e os 15 mil euros a jovens e casais com baixos rendimentos, cuja média de idades não ultrapasse os 40 anos, com a obrigatoriedade de residirem no concelho pelo período de dez anos.

"É um programa único no território nacional, arrojado e inovador, significando uma vontade de fixar as populações num território onde se tem assistido, desde os anos 70 do século passado, a uma redução significativa da população residente", frisou o presidente da Câmara de Monchique (PSD), no distrito de Faro, citado numa nota à imprensa do município.

O autarca perspetivou que os milhares de euros investidos na fixação dos casais e jovens "terão um retorno significativo, nomeadamente o da esperança para um território de baixa densidade populacional, que pretende inverter os números negativos" da população residente.

"É uma janela de esperança que se abre e a prova que estamos a fazer coisas diferentes para fixar população jovem, tão necessária para o desenvolvimento de Monchique", destacou o autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório