Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"Comunicação institucional não funcionou" nos incêndios de agosto

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafofo, disse hoje que a comunicação institucional entre a autarquia e o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) durante os incêndios da segunda semana de agosto "não funcionou".

"Comunicação institucional não funcionou" nos incêndios de agosto
Notícias ao Minuto

19:13 - 18/11/16 por Lusa

País Paulo Cafôfo

"Se me perguntarem se a comunicação entre o presidente da Câmara Municipal do Funchal e o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil funcionou, não funcionou", disse Paulo Cafofo na Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Madeira, no âmbito da audição parlamentar sobre "Catástrofes Naturais e Incêndios".

A Comissão ouviu hoje os presidentes das Câmaras Municipais do Funchal e da Calheta.

O presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol não compareceu devido a motivos de saúde.

"Em termos institucionais a comunicação não funcionou; funcionou em termos operacionais", acrescentou.

Paulo Cafofo, autarca eleito pela coligação "Mudança" (PS; BE; MPT; PTP e PAN) realçou que o Plano Municipal de Proteção Civil foi ativado antes do Plano Regional, a partir do qual o comando das operações foi atribuído ao SRPC, nomeadamente ao coronel Luís Nery.

"A Câmara Municipal e a Comissão do Plano Municipal de Proteção Civil acataram todas as orientações que foram dadas pelo SRPC e pelo respetivo Comando", acrescentou, lamentando que a "articulação e coordenação" esteja toda concentrada "na mesma pessoa".

O autarca referiu ainda que, na freguesia de São Pedro, o primeiro dos 11 edifícios que arderam, foi um prédio devoluto, sem cobertura e com árvores e mato no seu interior, onde "funcionou uma cantina do Governo".

O presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, disse, por seu lado, que o "efetivo socorro" só chegou dois dias e meio depois porque as atenções, "como é compreensível", estavam centradas no Funchal.

Carlos Teles, autarca eleito pelo PSD, considerou ter havido "boa" articulação entre o município e o SRPC e revelou que 28% da área florestal (2.822 hectares) da Calheta foi consumida, quatro habitações foram afetadas e 29 palheiros arderam.

O presidente da Câmara Municipal da Calheta lamentou ainda que o Governo da República não tenha ainda apoiado, como o fez com o Funchal (1,025 milhões de euros), o concelho.

Ambos os autarcas sublinharam a necessidade da criação de medidas preventivas nomeadamente a limpeza de terrenos e apelaram a Assembleia Legislativa a legislar nesta matéria.

Na segunda semana de agosto, a Madeira foi afetada por incêndios que provocram três mortos, um ferido grave, danos parciais ou totais em 304 habitações no Funchal e dezenas de desalojados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório