Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viana do Castelo investe 100 mil euros em animações de Natal

A Câmara de Viana do Castelo vai investir, de 01 de dezembro a 06 de janeiro de 2017, 100 mil euros na programação de Natal com mais de meia centena de propostas para garantir animação na cidade.

Viana do Castelo investe 100 mil euros em animações de Natal
Notícias ao Minuto

15:20 - 18/11/16 por Lusa

País Festividades

Concertos, teatro, dança, workshop, mostras e feiras de produtos locais, tertúlias, exposições, atividades desportivas são apenas algumas das mais iniciativas que integram o programa 'Sentidos de Viana', apresentado hoje em conferência de imprensa realizada no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo.

A vereadora da Cultura afirmou que este ano há um reforço na iluminação de Natal, "com mais ruas" com decorações natalícias, destacando a Praça da Liberdade e a praça junto ao centro cultural da cidade.

"Estas decorações são muito importantes para a atratividade da cidade enquanto espaço comercial. É o nosso contributo para que o comércio tradicional esteja mais confortável", afirmou Maria José Guerreiro.

Adiantou que a ligação da iluminação natalícia das várias ruas da cidade - incluindo naquela que é apelidada como a maior árvore de Natal, natural, da Europa - está prevista para o próximo dia 30 de novembro, às entre as 18:30 e as 19:00.

A responsável assinalou a diversidade de propostas do programa para a quadra e disse que as iniciativas, que vão desenrolar-se a partir do dia 01 de dezembro e até ao dia de Reis, 06 de janeiro de 2017, pretendem "divulgar o que de melhor o concelho tem para oferecer" nas mais diversas áreas e contribuir para a dinamização da economia local.

Adiantou que as diversas iniciativas vão decorrer tanto nas principais artérias da cidade, como em espaços fechados, o caso do centro cultural e o teatro municipal Sá de Miranda.

Designado "Sentidos de Viana" o programa inclui espetáculos de música, concertos de música clássica, dança, exposições, oficinas sobre vários temas para adultos e para as crianças, atividades desportivas, mostras e feiras temáticas, entre outras iniciativas.

Maria José Guerreiro destacou um concerto, por um grupo de música antiga, no próximo dia 03 de dezembro, às 21:00 na Igreja de Santiago de Castelo de Neiva onde se encontram "dois dos mais antigos documentos arqueológicos datados do ano 862 que atestam a existência do Caminho de Santiago pelo litoral e que se encontram na Igreja de Santiago".

O espetáculo "marca o início" do projeto de valorização dos Caminhos de Santiago pela Costa candidatado aos fundos comunitários do Norte 2020. O projeto integra dez municípios do litoral norte, que vão investir até 2018 cerca de 1,6 milhões de euros na valorização do Caminho português da Costa a Santiago da Compostela.

A responsável realçou ainda "como novidade deste ano" a realização da Feira da Isca, realizada em parceria com uma associação local, que pretende ser "um espaço de divulgação e venda de trabalhos de artistas plásticos".

Para o último dia de 2016, enfatizou, está marcado um conceito com Rita Guerra, a partir das 23:00, na Praça da Liberdade.

Em parceria com vários bares e discotecas da cidade, a Câmara vai promover a segunda edição de uma festa de passagem do ano, no centro cultural da cidade, a maior sala de espetáculos do Alto Minho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório