Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AVC é a 1.ª causa de morte em Portugal. É possível prevenir. Mas como?

No Dia Mundial do AVC, a associação portuguesa dá conselhos à população.

AVC é a 1.ª causa de morte em Portugal. É possível prevenir. Mas como?
Notícias ao Minuto

23:19 - 29/10/16 por Inês André de Figueiredo

País Dia Mundial

Por hora, três portugueses sofrem um AVC. Um deles não sobreviverá. Dos restantes, metade ficará com sequelas graves. Em Portugal, o AVC é a primeira causa de morte e de incapacidade”.

O alerta é feito pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), no Dia Mundial do AVC, sendo que o principal objetivo é a existência de uma “aposta na informação para melhor prevenir e tratar o AVC”.

“É urgente aprender a reconhecer os sintomas e sinais de alerta que devem levar à ativação dos serviços de emergência. No caso do AVC, ‘tempo é cérebro’ e, por isso, quanto mais cedo o doente chegar ao hospital, maior será a probabilidade de sobrevivência sem sequelas”, explica José Castro Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa do AVC, no comunicado enviado às redações.

Como truque para perceber o que se passa consigo, a associação deixa algumas dicas conhecidas como os 3F’s: “Falta de força num braço, face desviada (boca ao lado) e dificuldade em falar”. Estas questões são de suspeitar e a primeira coisa a fazer é ligar para o 112.

A SPAVC quer que a população entenda que esta é uma doença prevenível e tratável, o que a levou a lançar o ‘Manual Digital para Jornalistas’ e o ‘Guia Prático sobre o AVC dirigido à população’.

“Definição, sintomas e sinais de alerta, fatores de risco, epidemiologia, sequelas e complicações, são alguns dos tópicos abordados no guia para o público em geral que está a ser distribuído durante o fim de semana nas várias ações de sensibilização com chancela da SPAVC, que podem ser consultadas aqui”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório