Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

GNR apreendeu quase dez toneladas de haxixe no último ano

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, no último ano, quase dez toneladas de haxixe, 3,5 das quais em operações autónomas, segundo um balanço da atividade anual hoje divulgado.

GNR apreendeu quase dez toneladas de haxixe no último ano
Notícias ao Minuto

20:40 - 24/10/16 por Lusa

País Balanço

A UCC, que "garante a preservação da lei em terra e no espaço marítimo nacional até às 12 milhas náuticas" em ações de patrulhamento a embarcações e respetiva carga ou de fiscalização da atividade de pesca, entre outras, apreendeu no seu último ano de atividade, em operações da sua inteira responsabilidade, 3,5 toneladas de haxixe de duas embarcações e de uma viatura, tendo ainda detido quatro pessoas.

Em cooperação com a Polícia Judiciária ou com a Guardia Civil espanhola, a UCC ajudou a apreender quatro toneladas de haxixe, de três embarcações e duas viaturas, operações das quais resultaram sete detidos.

Num comunicado hoje enviado pela GNR, destaca-se ainda que, entre 01 de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016, em comparação com o período homólogo, a UCC registou um aumento de 21% nos autos abertos por diversas causas, e de 25% de peixe apreendido "por fuga à lota ou pesca ilegal", que representa um "valor total aproximado de 2,6 milhões de euros".

Houve ainda um aumento de cerca de 5% nos patrulhamentos, que totalizaram perto de 21 mil, 1.463 dos quais foram patrulhamentos costeiros.

Até setembro de 2016, foram monitorizadas 146.252 embarcações, "na garantia da vigilância do mar territorial continental e respetivo efeito preventivo de ilícitos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório