Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Núcleos Universitários Católicos reúnem-se em Lisboa pela primeira vez

O 1.º Encontro de Universitários Católicos (NECTalks), na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, realiza-se hoje, numa altura em que se regista um aumento dos núcleos católicos universitários, na ordem dos 400%.

Núcleos Universitários Católicos reúnem-se em Lisboa pela primeira vez
Notícias ao Minuto

07:01 - 15/10/16 por Lusa

País Encontro

"Em cinco anos, os núcleos de estudantes católicos nas faculdades aumentaram 400%. Há cinco anos, em Lisboa, o número de Núcleos de Estudantes Católicos não ultrapassava os quatro; atualmente são 16, os núcleos juvenis que existem em diversas universidades", segundo dados revelados pelo Patriarcado de Lisboa.

A abertura, que conta com a presença do cardeal-patriarca, Manuel Clemente, está prevista para as 16:00, abre as celebrações do tricentenário da criação do Patriarcado de Lisboa, pelo papa Clemnte XI, que publicou a bula "In supremo apostolatus solio".

No final do encontro, que se intitula "Transformados em Cristo, transformaremos o mundo", o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dirige-se aos estudantes católicos, através de uma gravação em vídeo.

O diretor da Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa, o sacerdote Nuno Amador, disse à Lusa que "a ideia é que os participantes, alunos e professores, possam lançar aos estudantes desafios concretos quanto à forma de viver a universidade, o ser universitários, como lugar onde nos transformamos, para depois podermos transformar o mundo à nossa volta".

"Acreditar em Jesus Cristo e tentá-lo seguir na vida, tentando viver o comum de todos, mas com essa marca cristã" é, segundo o sacerdote, aquilo que diferencia um universitário católico.

Entre os participantes, "todos católicos", constam os professores Elvira Fortunato, da Faculdade de Ciências e Tecnologias, da Universidade Nova de Lisboa, o padre José Tolentino Mendonça e o professor João César das Neves, da Universidade Católica Portuguesa, Maria Teresa Ribeiro, da Faculdade de Psicologia, da Universidade de Lisboa, Miguel Câmara Machado e Filipa Câmara Machado, da Faculdade de Direito, e ainda Luís de Mascarenhas de Lemos, da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova, além dos vários estudantes e de outros docentes.

O padre Nuno Amador defendeu uma comunidade de universitários católicos "dialogante e aberta", com atividades em que todos possam participar, e os não-católicos se "sintam chamados e atraídos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório