Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara de Lisboa cria 'Study in Lisbon' para captar alunos estrangeiros

Mais de 15.500 estudantes estrangeiros estiveram inscritos em instituições do ensino superior em Lisboa no ano letivo de 2014/15, sendo para captar e reter estes jovens na cidade que a Câmara criou o projeto 'Study in Lisbon'.

Câmara de Lisboa cria 'Study in Lisbon' para captar alunos estrangeiros
Notícias ao Minuto

14:33 - 06/10/16 por Lusa

País Ensino

fundamental para o futuro de Lisboa retermos e captarmos talento internacional", afirmou hoje o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa nos Paços do Concelho a propósito do 'Study in Lisbon' e na qual foram fornecidos dados sobre estudantes internacionais.

No âmbito do 'Study in Lisbon', a Câmara de Lisboa organizou uma 'Semana de Boas-Vindas aos Estudantes Internacionais', que irá decorrer entre segunda e sexta-feira da próxima semana e inclui "mais de 25 atividades gratuitas, dirigidas a estudantes estrangeiros, que são uma primeira abordagem à cidade que os acolhe".

O programa inclui um passeio de barco, um passeio de bicicleta à beira-rio, atividades desportivas e uma receção nos Paços do Concelho, na qual os estudantes serão oficialmente recebidos pelo presidente da autarquia, Fernando Medina.

As inscrições são feitas online - em www.studyinlisbon.com/welcome - e pelo menos uma das atividades já está esgotada: o passeio de barco.

Segundo Duarte Cordeiro, a presença de estudantes estrangeiros em Lisboa poderá ajudar a enfrentar alguns desafios, como o desafio demográfico -- "estes estudantes podem ser futuros lisboetas" -- e a perda de quadros qualificados -- "que temos de contrariar".

"Lisboa quer afirmar-se como uma cidade aberta e tolerante, contrariando a tendência internacional", disse o autarca, lembrando que isto mesmo tem sido defendido nos últimos tempos pelo presidente da Câmara.

Atualmente, cerca de metade (50%) dos estudantes estrangeiros em Lisboa são oriundos de países lusófonos, no ano letivo de 2004/2005 eram uma larga maioria (83%). Desde o ano letivo de 2011/12 tem havido um crescimento do número de estudantes vindos de países europeus, como Itália, Espanha e Alemanha.

Outro dado destacado na conferência de imprensa foi o facto de, desde o ano letivo de 2010/2011, o número de estudantes inscritos no ensino superior ter vindo a descer, mas o de estudantes estrangeiros ter vindo a aumentar.

Quanto ao alojamento para acolher estes, e outros estudantes, Duarte Cordeiro disse haver cerca de 70 residências universitárias licenciadas em Lisboa e que a Câmara "está disponível para licenciar mais projetos, que em parceria com o público quer com o privado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório