Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tarifa social reposta a mais de metade das famílias que a perderam

Cerca de 26.000 das 40.000 famílias que em julho perderam a tarifa social de eletricidade voltaram a ter o benefício e serão ressarcidos do diferencial em causa, disse à Lusa o secretário de Estado da Energia.

Tarifa social reposta a mais de metade das famílias que a perderam
Notícias ao Minuto

07:13 - 05/10/16 por Lusa

País Eletricidade

Com a introdução do sistema automático para atribuição da tarifa social em julho, cerca de 40.000 aglomerados perderam o benefício e, desde logo, o Ministério da Economia garantiu que eventuais erros seriam corrigidos e os montantes restituídos aos consumidores de eletricidade que perderam o direito ao desconto.

Em declarações à Lusa, Jorge Seguro Sanches avançou que a tarifa social foi reposta em 26.000 aglomerados, depois de ter sido feita "uma dupla verificação".

Os restantes 14.000 aglomerados que perderam a tarifa social correspondiam a beneficiários que já não reuniam as condições para ter o apoio social, o que antes do automatismo não acontecia.

"O sistema tinha esta injustiça, porque quando alguém deixava de reunir as condições não perdia o benefício e isso agora também foi corrigido", acrescentou o governante.

Em setembro, a EDP Comercial rejeitou qualquer responsabilidade pelo facto de 40.000 clientes terem perdido o direito à tarifa social em julho, explicando que se limita a comunicar aos clientes a decisão da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Entretanto, a DGEG tinha prometido que as correções seriam efetuadas durante o mês de setembro para vigorar em outubro, quando ocorre um novo cruzamento de dados (é trimestral), e o montante em causa "será restituído".

A tarifa social representa descontos de 33,8% nas tarifas de acesso da eletricidade e de 31,2% no gás natural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório