Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Português recebe dois milhões para criar soluções para sem-abrigo

Investigador vai coordenar projeto para integrar cidadãos europeus que não têm casa.

Português recebe dois milhões para criar soluções para sem-abrigo
Notícias ao Minuto

17:02 - 27/09/16 por Notícias ao Minuto

País José Ornelas

José Ornelas, investigador e professor do ISPA - Instituto Universitário - , recebeu mais de dois milhões de euros do programa da Comissão Europeia H2020 para promover a inovação nas políticas públicas europeias de resposta à situação das pessoas sem-abrigo na Europa.

Num comunicado enviado às redações lê-se que o principal propósito do projeto é a generalização dos Programas 'Housing First' (Casas Primeiro) como estratégia de integração das pessoas sem-abrigo. O HOME_EU (Homelessness as unfairness ou Sem-abrigo como injustiça, em português), assim se chama o projeto, tem como base de partida da investigação "conhecer o modo como os cidadãos europeus sentem, toleram e contestam a existência de pessoas sem-abrigo".

Assim, José Ornelas coordenará o HOME_EU que será desenvolvido em parceria com instituições de oito países do Norte e Sul da Europa, e que arranca em outubro, em Lisboa, com o encontro de todos os parceiros. O HOME_EU reúne um grupo de trabalho multidisciplinar que se destaca nas áreas da psicologia, ciências políticas, saúde pública e trabalho comunitário e social.

Participam neste projeto investigadores e académicos mas também decisores políticos, todos eles especializados em diferentes áreas ligadas ao sem-abrigo. O programa europeu H2020 é um dos maiores e mais competitivos programas de financiamento à Investigação e Inovação da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório