Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Dominada uma das três frentes do fogo de Monchique

Uma das três frentes do incêndio que lavra em Monchique, distrito de Faro, foi dominada esta madrugada e outra está 60% controlada, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Dominada uma das três frentes do fogo de Monchique
Notícias ao Minuto

06:14 - 09/09/16 por Lusa

País Algarve

A terceira frente ativa na localidade de Fóia lavra a oeste e "não tem acesso a veículos de combate", indicou fonte do posto de comando de operações.

Não há informações de casas afetadas, com o CDOS a esperar uma evolução favorável. "O vento é bastante forte aqui no local, o que é sempre um fator incerto", ressalvou a mesma fonte.

Pelas 05:15 estavam no local 603 operacionais, apoiados por 195 veículos.

Outro incêndio no distrito de Faro estava ativo esta madrugada, em Silves, com 104 operacionais e 36 meios no terreno. "São duas frentes, uma delas dominada", informou o CDOS de Faro.

O incêndio de Silves, que deflagrou às 21:20 de quinta-feira, obrigou ao desvio de alguns meios de Monchique, mas tal não levou a um aumento do fogo que começou no sábado passado.

"Tivemos de reajustar, os meios tiveram de ser desviados, porque se não íamos ter duas situações bastante complicadas. Não se verificou agravamento [em Monchique]", indicou a mesma fonte.

"Estamos em combate e a nossa preocupação é tentar dominar o mais rapidamente possível mas não há previsão nenhuma de tempo", acrescentou.

Já o incêndio no concelho de Esposende, Braga, na localidade de Monte de São Lourenço, foi dado como dominado pela Proteção Civil pelas 04:00, estando ainda no local 101 operacionais e 33 veículos.

O incêndio de Monchique deflagrou no passado sábado, 03 de setembro, e foi dado como extinto no domingo, mas reacendeu-se na quarta-feira e acabou por entrar no município de Portimão.

Em Monchique, foram deslocadas 16 pessoas -- idosas e com mobilidade reduzida -, encaminhadas para casas de familiares, centros de dia e um pavilhão desportivo de apoio à Proteção Civil.

Em Portimão, as povoações do Carriçal, Moinho da Rocha e Tabual e o hotel Pestana localizado junto ao Autódromo Internacional do Algarve também foram evacuados. Segundo a Proteção Civil, foram retiradas das três localidades 28 moradores, que estão sobretudo em casas de familiares, mas também num posto de acolhimento municipal.

Do hotel saíram 85 pessoas e os hóspedes foram realojados noutra unidade do grupo Pestana no concelho.

O combate às chamas tem sido dificultado pelo vento forte e pela dificuldade de acessos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório