Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vila Real: Quase 350 operacionais e nove meios áreos combatem 11 fogos

Quase 350 operacionais e nove meios aéreos combatem 11 incêndios no distrito de Vila Real, com as maiores preocupações centradas nos fogos de Bormela, em Mondim de Basto, e Cabriz, Ribeira de Pena, disse fonte da Proteção Civil.

Vila Real: Quase 350 operacionais e nove meios áreos combatem 11 fogos
Notícias ao Minuto

18:54 - 02/09/16 por Lusa

País Incêndios

O segundo comandante distrital operacional de Vila Real, Borges Machado, afirmou à agência Lusa que o incêndio que está a queimar pinhal e eucaliptal em Mondim de Basto avança em três frentes e está a aproximar-se de algumas habitações, que, neste momento, ainda não estão perigo.

Por isso mesmo, os meios estão a ser concentrados nesta área. No terreno estão 92 operacionais, 21 viaturas e seis meios aéreos.

O combate ao fogo, que deflagrou às 16:54, está a ser dificultado pelo vento forte e falta de acessos.

Segundo o responsável, por precaução foi aconselhada a retirado de seis idosos de uma habitação nesta localidade, estando a proteção civil no local.

O incêndio de Cabriz, que deflagrou às 22:06 de quinta-feira, está a queimar em mato e avança em duas frentes.

Borges Machado referiu que, durante o combate a este fogo, dois bombeiros ficaram com ferimentos ligeiros, um dos quais foi transportado ao hospital para receber assistência.

O incêndio, explicou, avança numa zona de "acessos dificílimos", junto ao rio Poio, o que está a dificultar a ação dos homens no terreno.

Os meios foram reforçados com um grupo de Leiria. No terreno estão 116 operacionais que contam com o apoio de 33 viaturas e um meio aéreo.

Por volta das 18:30, a ANPC contabilizava 11 incêndios no distrito de Vila Real que mobilizavam 347 operacionais, 89 viaturas e nove meios aéreos, alguns já em resolução ou conclusão.

Em curso estavam fogos em Bormela, concelho de Mondim de Basto, Cabriz, em Ribeira de Pena, Gouvães da Serra, em Vila Pouca de Aguiar, e Bustelo, Montalegre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório