Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Petição pede justiça no caso do "crime animalesco" em Ponte de Sor

Para os peticionários, as agressões foram de uma gravidade tal que revelaram lado "animalesco" dos filhos do embaixador do Iraque.

Petição pede justiça no caso do "crime animalesco" em Ponte de Sor
Notícias ao Minuto

17:57 - 22/08/16 por Notícias Ao Minuto

País Internet

A agressão que colocou um jovem de 15 anos em estado muito grave, em Ponte de Sor, está a causar polémica. Tratando-se de um assunto intimamente relacionado com a diplomacia portuguesa e a iraquiana (uma vez que os agressores são filhos do embaixador Iraquiano em Portugal), causa também por isso reações na sociedade em geral.

O facto de os gémeos de 17 anos terem sido identificados, mas terem seguido em liberdade devido à imunidade diplomática que possuem por serem filhos de um embaixador, tornou o caso particularmente comentado. Por isso, há já quem peça justiça, recorrendo a uma petição pública na internet. 

“Fazer justiça sem imunidade crime é crime”, lê-se no texto da petição que já conta com mais de cinco mil assinaturas. Lembrando a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas e a possibilidade de os iraquianos poderem vir a ser considerados ‘persona no grata’, os peticionários caracterizam as agressões como um “homicídio na forma tentada”, que deixaram o jovem (Rúben Cavaco) desfigurado e com lesões graves no crânio.

“O Iraque NÃO respeita o Direito Internacional, NÃO respeita os Direitos Humanos, não respeita o Valor da Vida e Dignidade da Pessoa Humana”, lê-se no texto da iniciativa endereçada aos portugueses em geral e ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, em particular.

O texto termina reforçando que as agressões dos iraquianos “não podem passar impunes”, especialmente por se tratar de um “crime de tamanha gravidade” que mostrou “um lado animalesco e sem qualquer tipo de sentimento por parte dos agressores”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório