Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Centenas de trabalhadores da Soares da Costa concentrados em Lisboa

Várias centenas de trabalhadores da empresa de construção civil Soares da Costa estão concentrados no Largo Camões, em Lisboa, desde as 14:00 para reivindicar o pagamento de salários em atraso e a defesa dos postos de trabalho.

Centenas de trabalhadores da Soares da Costa concentrados em Lisboa
Notícias ao Minuto

14:51 - 04/08/16 por Lusa

País Construção

Palavras de ordem como "Assim não pode ser, trabalhar sem receber", "A luta continua, na empresa e na rua" e "Está na hora, está na hora, dos salários cá para fora" têm sido entoadas pelos muitos trabalhadores, que exigem o pagamento dos salários em atraso em Portugal, Angola e Moçambique.

Entretanto, e também desde as 14:00, representantes da Comissão de Trabalhadores estão reunidos no Ministério da Economia para debater a situação na empresa.

Em cima da mesa está a situação vivida na construtora, que tem em atraso cinco meses de salários à maior parte dos funcionários em Portugal, enquanto os que estão em Angola não recebem há oito meses.

As dificuldades atravessadas pela Soares da Costa levaram ao anúncio, em dezembro de 2015, de um despedimento coletivo de 500 trabalhadores, entre os quais os cerca de 300 funcionários que se encontram em regime de inatividade.

A concentração de hoje segue-se a uma outra realizada no passado dia 12 de julho junto ao Ministério do Trabalho, após a qual os trabalhadores da Soares da Costa acabaram por se deslocar às instalações da empresa exigindo ser recebidos pela administração.

Por conhecer continua o resultado da auditoria pedida pelos três maiores credores da construtora -- todos eles instituições bancárias -- e que, segundo o representante da Comissão de Trabalhadores (CT), José Martins, "vai verificar se a empresa tem a viabilidade necessária".

"Só no final da auditoria a administração poderá dar uma resposta às pretensões dos trabalhadores", nomeadamente a regularização dos salários, sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório