Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo da Madeira aprova louvor à seleção nacional de futebol

O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu hoje louvar publicamente os jogadores, treinadores, demais técnicos e dirigentes da seleção nacional de futebol que conquistaram o Euro 2016, destacando nesse louvor o capitão da equipa, o madeirense Cristiano Ronaldo.

Governo da Madeira aprova louvor à seleção nacional de futebol
Notícias ao Minuto

18:35 - 14/07/16 por Lusa

País Regiões

"No entender do executivo madeirense, tal conquista enobrece a nação, porque a distingue entre as potências desportivas europeias do desporto-rei", disse o secretário da Economia, Turismo e Cultura e porta-voz da reunião, Eduardo Jesus, sublinhando que a vitória confere a "notoriedade que os feitos desportivos de relevo proporcionam", contribuindo, de "modo eloquente", para a afirmação de Portugal no plano internacional.

O Governo Regional aprovou, por outro lado, o plano da localização dos postos de lançamento do fogo-de-artifício no espetáculo do fim do ano, sendo que 33 serão instalados no anfiteatro do Funchal, quatro no mar e um na ilha do Porto Santo.

"O espetáculo pirotécnico que se realiza no dia 31 de dezembro é a manifestação com maior relevo e impacto a nível nacional e internacional que importa continuar, enriquecer e consolidar, por ser determinante para a Madeira enquanto destino turístico", salientou Eduardo Jesus.

O governante anunciou, também, a celebração de um contrato-programa com a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), no valor de 3,960 milhões de euros, tendo em vista comparticipar nas despesas de investimento referentes à reparação dos danos provocados pelo mau tempo em 2013 em diversas infraestruturas portuárias, incluindo a necessidade de manutenção do molhe exterior da pontinha.

A APRAM vai receber 1,750 milhões de euros em 2016 e 2,210 milhões em 2017.

O Conselho do Governo resolveu, por outro lado, autorizar a celebração de um contrato-programa, no valor de 68 mil euros, com o SANASMADEIRA - Associação Madeirense para o Socorro no Mar, de modo a viabilizar o funcionamento da Rede de Estações de Salvamento Costeiro no ano de 2016.

A Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando Com a Diferença é outra instituição que vai beneficiar de um apoio governamental, no valor de 20 mil euros, tendo em vista a comparticipação financeira das despesas de funcionamento para o ano de 2016.

Eduardo Jesus revelou, ainda, que foi decidido abrir concurso público para a exploração do Estaleiro Naval da Ribeira dos Socorridos, no concelho de Câmara de Lobos, considerada uma importante infraestrutura pública de apoio às atividades marítimas.

"A concessão será adjudicada à proposta economicamente mais vantajosa, valorizando mais o sistema de exploração e o programa de investimentos nas instalações e equipamentos, em detrimento da renda mensal", explicou.

O porta-voz da reunião de governo anunciou também a aprovação de um louvor à Associação Barmen da Madeira, considerando que tem dado "provas irrefutáveis" de qualidade, através dos vários prémios em concursos, sendo que um dos seus membros foi considerado o melhor do país e vai representar Portugal no Concurso Mundial de Cocktails a realizar-se no Japão, entre 16 e 21 de outubro de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório