Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Manuel Abrantes e Jorge Ritto com prisão confirmada

Manuel Abrantes e Jorge Ritto, condenados no processo Casa Pia, viram a prisão confirmada no Estabelecimento da Carregueira, depois de resolvidas questões administrativas.

Manuel Abrantes e Jorge Ritto com prisão confirmada
Notícias ao Minuto

16:03 - 04/04/13 por Lusa

País Carregueira

À saída do estabelecimento prisional em Belas, Sintra, Marta Saramago, advogada de Manuel Abrantes, confirmou que o ex-provedor-adjunto da Casa Pia e o antigo embaixador "ficaram presos".

Manuel Abrantes e Jorge Ritto apresentaram-se voluntariamente hoje de manhã na prisão da Carregueira, tendo ficado na prisão durante uma hora e 20 minutos.

Como estavam por resolver questões administrativas, alegadamente relacionadas com o cumprimento das duas detenções, Manuel Abrantes e Jorge Ritto foram autorizados a sair para almoçar, regressando às 14h10.

Fonte judicial disse à agência Lusa, cerca das 11h00, que a 8.ª Vara Criminal de Lisboa não tinha conhecimento formal de que Manuel Abrantes e Jorge Ritto já tivessem dado entrada na prisão da Carregueira, apesar do despacho a declarar o trânsito em julgado da sentença.

Quanto ao médico Ferreira Diniz, o único dos condenados no processo Casa Pia que ainda não se apresentou voluntariamente na prisão, a mesma fonte garantiu que não existe recurso nos autos do processo, mas apenas um requerimento a pedir a prescrição de dois crimes dos quatro pelos quais foi condenado, mas que tal pedido não suspende o cumprimento da pena efectiva de prisão.

Ferreira Diniz foi condenado a sete anos de cadeia, tendo já cumprido 16 meses de prisão preventiva.

Manuel Abrantes foi condenado a cinco anos e nove meses, mas já cumpriu um ano em prisão preventiva, enquanto Jorge Ritto, condenado a seis anos e oito meses de cadeia, esteve privado preventivamente da liberdade durante 13 meses.

Também na Carregueira está desde terça-feira o antigo apresentador de televisão Carlos Cruz, que se entregou igualmente às autoridades, tendo de cumprir quatro anos e nove meses.

Carlos Silvino, antigo motorista da Casa Pia, foi o primeiro condenado neste mediático processo a ser detido, após o trânsito em julgado da sentença, e está igualmente na cadeia da Carregueira, a cumprir 15 anos de prisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório