Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Barra de Esposende fechada e quatro condicionadas

A barra de Esposende está hoje fechada à navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Barra de Esposende fechada e quatro condicionadas
Notícias ao Minuto

09:27 - 21/01/16 por Lusa

País Agitação marítima

Segundo a Marinha portuguesa, a barra de Esposende está fechada à navegação devido à previsão de agitação marítima forte, enquanto a da Figueira da Foz está vedada a embarcações com calado inferior a 11 metros.

A Marinha informou também que a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto na de Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste, com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo para 2 a 2,5 metros, e na costa sul ondas de sudoeste, com 1 a 1,5 metros.

Quanto ao estado do tempo, para o continente, o IPMA prevê céu em geral muito nublado, períodos de chuva, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde, vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo moderado a forte nas terras altas até ao início da manhã, neblina ou nevoeiro em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima.

Para a Madeira, são esperados períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco do quadrante oeste.

O instituto aponta para hoje no grupo ocidental dos Açores para céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, períodos de chuva durante a madrugada e vento sudoeste forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora durante a madrugada.

No grupo central, está previsto céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, períodos de chuva, temporariamente forte durante a manhã, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes e vento sudoeste forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora durante a madrugada e manhã.

Para o grupo oriental, os meteorologistas estimam céu muito nublado, com abertas para o fim da tarde, períodos de chuva, especialmente durante a tarde, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes e vento sudoeste muito fresco, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 14 e os 17 graus Celsius, no Porto entre 12 e 16, em Vila Real e Viseu entre 07 e 12, em Bragança entre 05 e 09, na Guarda entre 05 e 08, em Coimbra entre 12 e 15, em Castelo Branco entre 08 e 09, em Santarém entre 13 e 16, em Évora entre 09 e 14, em Beja entre 11 e 15, em Faro entre 13 e 17, no Funchal entre 17 e 23, em Ponta Delgada entre 15 e 18, em Angra do Heroísmo entre 14 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 17.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório