Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Protesto "reflecte indignação" dos ferroviários, dizem trabalhadores

Um membro da Comissão de Trabalhadores da CP, António Maló, disse que o protesto realizado hoje, na estação de Coimbra B, "reflecte a indignação" dos ferroviários no activo, reformados e seus familiares.

Protesto "reflecte indignação" dos ferroviários, dizem trabalhadores
Notícias ao Minuto

19:13 - 14/02/13 por Lusa

País CP

"As pessoas sentiram-se no direito de chamar a atenção" do Governo e das administrações das empresas que integravam a antiga CP, declarou António Maló à agência Lusa.

O representante dos trabalhadores da CP disse que a acção de protesto "foi além das expectativas" em termos de mobilização, tendo participado "entre 200 a 300 pessoas", segundo a sua estimativa.

A concentração estava marcada para as 17h00, mas às 16h45 um grupo de pessoas, sobretudo reformados e seus familiares, acabou por bloquear de forma pacífica a passagem do comboio Alfa Pendular que circulava no sentido Porto-Faro.

Às 18h43, este comboio finalmente arrancou.

"O corte das concessões (títulos que permitem viagens gratuitas) tocou também aos reformados", salientou António Maló.

As concessões "não são nenhuma regalia, fazem parte dos vencimentos", acrescentou.

"Há reformados com passes vitalícios. Qual é a moral da destas empresas?", questionou o dirigente da Comissão de Trabalhadores da CP, indicando que o bloqueio da circulação do Alfa Pendular "não foi previsto" pelos promotores do protesto, tendo antes partido da iniciativa de um grupo de reformados.

O coordenador da União dos Sindicatos de Coimbra (USC/CGTP), António Moreira, também está no local, em solidariedade com os manifestantes.

O endurecimento dos protestos, no âmbito da acção nacional ‘Luto ferroviário’, são "o reflexo das políticas deste Governo, que teima em negar" aos trabalhadores "direitos que têm décadas", disse o sindicalista à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório